segunda-feira, 3 de março de 2014
Chuvas atrapalham a produtividade da soja, diz Imea
Chuvas atrapalham a produtividade da soja, diz Imea
03/03/14 - 21:50
A produtividade da soja de Mato Grosso reduziu para 53 sacas por hectare. O excesso de chuva nas principais regiões produtoras do estado afetou o rendimento no campo, que era de 54 sacas por hectare no início da safra.
Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que são rotineiros os registros de soja avariada e com elevada umidade. Além disso, há registro de abandono de algumas áreas devido ao excesso de chuvas que fez a soja brotar na vagem, impossibilitando a colheita.
De acordo com a trainee do Imea, Tainá Heizmann, explica que as perdas em Mato Grosso devido as chuvas são evidentes. "No entanto, ainda são difíceis de serem quantificadas".
O Imea projeta que até o momento os produtores podem ter uma perda de até 1,8% da produção total. De acordo com ela, apesar deste cenário, a produção e a produtividade devem se manter recordes.
Colheita - Após um período de chuvas fortes, a colheita da soja em Mato Grosso pode seguir. Na última semana, o avanço foi de 11,2 pontos percentuais, ficando com 58,5% da área já colhida - praticamente a mesma porcentagem da safra anterior.
Todavia, esta safra está à frente da anterior em números absolutos, tanto em área como em produção, com 4,1% e 11,4%, respectivamente, lançando no mercado 15,5 milhões de toneladas até o momento.
Mato Grosso Notícias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário