quinta-feira, 27 de março de 2014
Exportação do farelo da soja cai 73% em MT
Exportação do farelo da soja cai 73% em MT
27/03/2014 07:20
A exportação do farelo da soja segue em queda no Mato Grosso. A Secretaria de Comércio Exterior (Secex), apontou que o volume em fevereiro foi de 66,4 mil toneladas, redução de 73% em relação ao mês anterior. “Apesar do aumento da produção estadual de farelo em fevereiro, a participação das exportações sobre a produção foi de apenas 14% neste mês”, destacou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), no boletim divulgado esta semana.
Segundo o instituto, em relação ao mês anterior a participação do farelo nas exportações, de um modo geral, foi 52 pontos percentuais (.p.p) menor e 49 p.p. inferior no comparativo com o mesmo período do ano passado. “A redução na participação das exportações registrada em fevereiro ocorre em virtude de uma melhor remuneração obtida pela tonelada do produto negociada no mercado interno mato-grossense, 12% mais elevada que o cálculo da paridade com base nas cotações de Chicago para este mês”.
Conforme Só Notícias/Agronotícias já informou, a colheita da soja entra na reta final em Mato Grosso. O Instituto apontou no boletim que já chega a 92,5% ou 7,8 milhões de hectares colhidos, disponibilizando no mercado cerca de 24,38 milhões de toneladas, com uma produtividade média de 53 sacas por hectare. “As chuvas da última semana continuaram atrapalhando a colheita, que teve registro de menor produtividade nesta semana. Todavia, esta grande oferta não está inibindo a alta nas cotações da soja”, destacou o instituto.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias/Weverton Correa (foto: divulgação)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário