domingo, 2 de março de 2014
Operação do Ibama destrói lavoura de soja em área irregular de MT
Postado em 02/03/2014 as 10:17
Fonte: G1 MT
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) destruiu plantações de soja cultivadas em áreas irregulares e apreendeu cinco tratores na região Norte de Mato Grosso. A ação fez parte da Operação Commodities, cujo objetivo é fiscalizar áreas embargadas.
A primeira área onde foram encontradas irregularidades fica na divisa dos municípios de Santa Carmem e Cláudia, a 634 km de Cuiabá. No local, foram destruídos 40 hectares de soja que haviam sido plantados em uma área de reserva legal.
“Essa área vem, reiteradamente, sendo desmatada irregularmente. No ano passado até fizemos uma apreensão de grãos e agora a gente tomou essa medida drástica de fazer a destruição da lavouras devido a esses reiterados ilícitos ambientais”, disse Werikson Trigueiro, chefe de fiscalização do Ibama em MT.
A legislação estabelece que, do total da área, apenas 20% podem ser destinados à lavoura. De acordo com o Ibama, a área estava embargada desde 2012 e, dos 2,5 mil hectares de fazenda, o proprietário já desmatou 22% a mais que o limite permitido.
Durante a operação ainda foram apreendidos cinco tratores. O dono será notificado e receberá multa de aproximadamente R$ 200 mil. “A operação tem o objetivo de vistoriar as áreas embargadas. Vamos continuar até o fim da colheita da safrinha”. O final da colheita deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2014.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário