segunda-feira, 3 de março de 2014
Tecnolivas colhe sua segunda safra de azeitonas
Tecnolivas colhe sua segunda safra de azeitonas
03/03/14 - 22:28
Se neste ano a safra da oliva no Rio Grande do Sul deve ser pelo menos 50% maior que no ano passado, a Tecnolivas, tem muito o que comemorar na segunda safra de sua história. Somente no pomar de Caçapava do Sul, por exemplo, a empresa deve chegar a um crescimento próximo de 60%. E em Barra do Ribeiro será realizada a primeira colheita na área de 48 hectares – que era estimada para ocorrer apenas em 2015. Para 2016, a área será ainda maior, com o incremento dos 112 hectares plantados em São Sepé. Com estes três pomares a Tecnolivas finca posição como a empresa que mais investe, tendo a maior área total plantada com oliveiras no Rio Grande do Sul, com 200 hectares, 20% da área plantada no estado.
Com o início da colheita ainda em fevereiro – um mês antes da abertura oficial da colheita no estado, as perspectivas sãoanimadoras. “Apesar do clima não ter ajudado vamos colher frutas de excelente qualidade”, afirma Osmar Rosa, diretor técnico da empresa.“Em Caçapava deveremos chegar aos 15 mil litros de azeite de oliva produzidos, entre produção própria e de agricultores consorciados. E na Barra do Ribeiro a primeira colheita deve ter um resultado final de cerca de 2 mil litros, masprojetamos outros 70 mil dentro de cinco anos”.
O final da colheita resulta num blend meticulosamente estudado a partir da análise das frutas. Em 2014 nos pomares da empresa e de agricultores consorciados serão colhidas as variedades arbequina, koroneiki, arbosana, picual e frantoio. O resultado destas combinações já está sendo comercializado em algumas lojas do Rio Grande do Sul com a marca Prosperato.
As frutas que entram na indústria já a partir da colheita passam por cerca de uma hora de processamento até serem elaboradas e transformadas no mais puro e jovem extra virgem. Neste ano devem ser produzidos pelo menos dois tipos, produzidos a partir de uma consultoria especializada da Itália: o Prosperato Premium, mais suave, e um outro, maispicante.
Agrolink com informações de assessoria
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário