quinta-feira, 26 de junho de 2014
26/06/2014 - 12:47
26/06/2014 - 12:47
Tratamento de esgoto em propriedades rurais
Globo Rural
Ciente da importância da agricultura familiar e de sua relação com a conservação ambiental da Mata Atlântica, o Instituto Supereco, por meio do Projeto Tecendo as Águas, estará oferecendo dia 27 de junho a primeira de várias oficinas gratuitas que integram o curso “Alternativas de Tratamento de Esgoto Doméstico”, destinado aos produtores rurais da Bacia do Rio Juqueriquerê. O trabalho do Supereco vai de encontro ao Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) instituído pela ONU em reconhecimento à contribuição que tem a agricultura familiar para a erradicação da pobreza no mundo.
Nesse primeiro encontro do dia 27, que acontece das 13h00 às 17h30 na EMEI Masako Sone, no bairro Pegorelli, em Caraguatatuba (SP), os 30 participantes conhecerão alternativas para tratamento de esgoto doméstico em área rural e os benefícios do tratamento deste resíduo para a qualidade das águas, do meio ambiente e da saúde. O curso será ministrado pela equipe de gestão ambiental com o apoio da equipe de educação ambiental.
Durante as oficinas serão tratados temas fundamentais para quem vive da lavoura como: bacia hidrográfica, serviços ambientais da água, água na propriedade rural, importância do tratamento das águas usadas e modelos alternativos para tratamento de esgoto doméstico. Está prevista ainda uma oficina prática com a instalação de um sistema alternativo de tratamento de esgoto.
Segundo a coordenadora geral, Andrée Vieira, este sistema servirá como inspiração para os demais agricultores: “Outras oficinas de ecoeficiência estão previstas em cada região da bacia, visando a criação de um modelo de propriedade rural sustentável que motive os produtores”.
O curso do Supereco faz parte do objetivo “Águas da Mata” do Projeto “Tecendo as Águas” que visa restauração florestal e a implantação de sistemas ecoeficientes em propriedades rurais. Outros cinco objetivos se conectam no sentido de trabalhar a floresta, a água, educação, saúde, cultura, turismo, geração de renda e qualidade de vida: “Saberes das Águas”, “Se Ligue nas Águas”, “Conhecendo as Águas”, “Caminho das Águas” e “No Ritmo das Águas”.
Quem faz
O projeto Tecendo as Águas é uma realização do Instituto Supereco, em parceria com a Chevrolet e o Instituto Educa Brasil, com Patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Conta também com o apoio do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBHLN), das prefeituras de São Sebastião e de Caraguatatuba, do Instituto Trata Brasil, da rede Made In Forest, do Centro de Educação Ambiental de Guarulhos (CEAG) e da Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário