segunda-feira, 29 de setembro de 2014
Algodão: Ampasul alerta para destruição das soqueiras em MS
29/09/14 - 11:17
Em pleno período de vazio sanitário, a preocupação dos produtores de algodão em Mato Grosso do Sul nesta fase é a manutenção da destruição de soqueira de forma correta e eficaz, com combate de rebrotas e plantas guaxas, alerta a Associação Sul-Matogrossense dos Produtores de Algodão (Ampasul).
As precipitações ocorridas na região, nos últimos dias, causaram alguns transtornos, tais como rebrota de soqueiras que tinham sido destruídas de forma ineficiente e as plantas voltaram a rebrotar; também, acelerou o processo de rebrota já que as mesmas já se encontravam com área foliar abundante e agora se tornaram mais vigorosas. Isso ilustra que soqueiras mal destruídas desencadeiam mais problemas no manejo de entressafra; é urgente a melhoria destes processos a campo.
O Programa Fitossanitário inicia neste mês de outubro de 2014 a instalação das armadilhas de captura de bicudos para monitorar a movimentação e a população da praga no pré-safra; elas serão instaladas no perímetro dos talhões que serão semeados com algodão, e acompanhadas durante nove semanas que antecedem a semeadura, as leituras serão feitas semanalmente pela equipe técnica das propriedades e repassadas aos monitores do Programa, os quais irão ao final do trabalho entregar o documento com o resultado final do monitoramento e o BAS (bicudo capturado por armadilha por semana) de cada unidade produtiva.
Paralelamente a este trabalho, ocorrerá o armadilhamento para monitorar o fluxo populacional de mariposas-praga através de armadilhas luminosas e tipo delta (com feromônio).
A Ampasul já adquiriu uma quantidade suficiente de armadilhas para realizar a reposição e as trocas daquelas da safra passada que estão em estado precário ou deterioradas. Os técnicos e produtores interessados devem contatar o monitor responsável de seu respectivo núcleo para iniciar os trabalhos já no mês de outubro.
Associação Sul-Matogrossense dos Produtores de Algodão - Ampasul
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário