quinta-feira, 28 de julho de 2016

28/07/2016 - 15:19

Solo biologicamente equilibrado beneficia nutrição e desenvolvimento fisiológico da soja



Assessoria Alltech Crop Science




A degradação do solo é um dos principais desafios enfrentados pela agricultura mundial. Sua ocorrência pode ocasionar problemas de desenvolvimento no vegetal à queda de produtividade em culturas como a soja. Cuidados com o equilíbrio microbiológico dos solos podem auxiliar na reversão dessa situação, trazendo benefícios nutricionais e fisiológicos para o cultivo, impactando também no momento da colheita.

Segundo o engenheiro agrônomo Vinicius Abe, gerente técnico de grãos da Alltech Crop Science, a inoculação de microrganismos no solo visando a sua interação na matéria orgânica promove uma melhoria biológica, tornando a população microbiana mais heterogênea e equilibrada no solo. “Quando temos uma diversidade de microrganismos, há uma supressão na quantidade de patógenos, pois existe competição no solo com os microrganismos benéficos. Ou seja, com uma população equilibrada, você indiretamente previne a incidência de doenças na planta, evitando que a produtividade seja afetada”, explica.

O agricultor Napoleão Rotili produz soja em Diamantino (MT) e, este ano, iniciou o tratamento microbiológico do solo como auxílio ao manejo integrado de nematoides na área. Segundo o produtor, já foi possível notar resultados. “Anteriormente nós observávamos algumas manchas, hoje não são visíveis. Além disso, este ano, a região sofreu bastante com a seca, mas mesmo assim ainda tivemos uma média boa de produção”, conta.

Ainda de acordo com o engenheiro agrônomo, esses microrganismos benéficos atuam na mineralização da matéria orgânica e dos compostos presentes no solo, disponibilizando-os para a nutrição da planta. “Eles vão permitir melhor absorção desses elementos que estão no solo em material orgânico, como restos vegetais. O ferro, por exemplo, tem disponibilidade bastante limitada no solo, mas quando ele é complexado por esses microrganismos, a planta pode absorvê-lo”. Além disto, os microrganismos se associam à raiz da planta e produzem fitormônios, que contribuem para o balanço hormonal da planta, finaliza.

Treinamento gratuito

Os cuidados com o manejo para tratamento microbiológico do solo e os seus impactos no desenvolvimento do cultivo e na produtividade de grãos serão discutidos durante treinamento online promovido pela Alltech Crop Science no dia 1° de agosto (segunda-feira), às 10h. A palestra, disponibilizada ao público em geral, terá duração média de uma hora, e já está com as inscrições abertas.

Serviço:
Manejo Alltech Crop Science para tratamento de solo
Palestrante: Vinícius Abe
Data e horário: 1º de agosto, às 10h
Inscrição: https://goo.gl/ET7PR7

Nenhum comentário:

Postar um comentário