sexta-feira, 29 de julho de 2016

Mineiros recorrem a Temer contra fomento à importação de leite

Mineiros recorrem a Temer contra fomento à importação de leite





Mineiros recorrem a Temer contra fomento à importação de leite
29/07/16 - 17:38 


O presidente do SISTEMA FAEMG, Roberto Simões, participou ontem (28/7), em Brasília, de reunião da diretoria da CNA com o presidente da República em exercício. Aproveitando as comemorações do Dia do Produtor Rural, a comitiva entregou a Michel Temer um documento com 10 propostas para fortalecer a agropecuária do país. Entre as medidas, estão sugestões para melhorar a infraestrutura e o acesso ao crédito ao produtor.
Além do documento conjunto, Roberto Simões apresentou também outro ofício, em que pede suspensão da Instrução Normativa do Ministério da Agricultura (MAPA), que autoriza, por um ano, indústrias de laticínio da região da Sudene a importar leite em pó para reconstituição e produção de leite longa vida e pasteurizado. “Essa medida trará impactos muito negativos ao setor produtivo nacional, que se recupera de forte crise causada por dois anos de seca e enfrenta ainda custos muito altos de milho e soja (principais componentes da ração), e não terá assim como competir com a importação. Isso resultará numa forte estagnação e retrocesso em uma importante cadeia produtiva, desenvolvida em sua maioria por pequenos produtores”, criticou o presidente da FAEMG.

A entidade mineira já havia divulgado, em seu site, posicionamento contra a normativa, em que os presidentes das comissões nacional e estadual de pecuária de leite, Rodrigo Alvim e Eduardo Pena explicam os possíveis danos esperados.

Vale lembrar que a liberação contraria ainda a Portaria nº 196/1994, que proíbe a elaboração e comercialização do leite esterilizado, em qualquer época e em qualquer região, a partir da reconstituição do leite em pó.

Data comemorativa tem recorde


Além do encontro com o presidente Temer, o Dia do Produtor Rural foi comemorado pela CNA com festa e uma grande conquista nesta quinta-feira (28/7). Com recorde confirmado pelo Guinness World Records, a entidade organizou, em plena Esplanada dos Ministérios, o maior mostruário de frutas do mundo, com 18,8 toneladas, em uma mesa de 240 metros de comprimento. A mesa exibiu a diversidade da produção agropecuária do país e a qualidade dos produtos de um setor que representa 22% do PIB, 32,7% dos empregos e 46% das exportações brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário