sexta-feira, 29 de julho de 2016

29/07/2016 - 08:25

Suspensão de benefícios do Pronaf traz risco à agricultura familiar, diz Cidinho Santos




Da Redação - Viviane Petroli


Foto: Assessoria
Suspensão de benefícios do Pronaf traz risco à agricultura familiar, diz Cidinho Santos
O bloqueio de benefícios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) pode trazer riscos para a agricultura familiar. Somente em Mato Grosso podem ser suspensos 66 mil benefícios. A decisão da suspensão das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP's) é do Tribunal de Contas da União (TCU).


Senador de Mato Grosso e agroindústrias apresentam demandas para Michel Temer

A medida, segundo o senador mato-grossense Cidinho Santos (PR-MT), pode trazer riscos para a atividade. A suspensão do beneficio atende ao acórdão 775/2016 TCU-INCRA. O relatório aponta que o Pará lidera com 79,4 mil beneficiários bloqueados, seguido de Mato Grosso com 66,6 mil.

Cidinho, em reunião nesta semana com representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri-MT), externou preocupação com a situação. “Tenho defendido a necessidade de regularização dos pequenos agricultores para a sustentabilidade dos seus negócios e me comprometi a analisar a situação e ver de que forma podemos interceder junto ao TCU para apresentar as reivindicações da entidade e desse segmento tão importante para o país”.

O presidente do Fetagri, Nilton José Macedo, pontuou durante o encontro que em Mato Grosso são cerca de 110 mil famílias de pequenos agricultores. Segundo ele, a suspensão dos 66 mil DAP's agrava ainda mais a situação do setor.

De acordo com Cidinho Santos, antes da suspensão deveria-se haver uma tentativa de acordo. "Hoje se for fazer um recadastramento dessas pessoas com certeza vai demorar mais de um ano para ser feito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário