sexta-feira, 29 de julho de 2016

Agricultores aprendem técnicas de processamento do leite na Expoacre

Agricultores aprendem técnicas de processamento do leite na Expoacre





Agricultores aprendem técnicas de processamento do leite na Expoacre
29/07/16 - 16:04

 
Moradores de comunidades rurais dos municípios de Manoel Urbano, Plácido de Castro, Acrelândia, Capixaba e Bujari estão aprendendo, na prática, particularidades da produção agroindustrial leiteira, durante capacitação sobre processamento do leite. A atividade de 40 horas, realizada pela Embrapa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AC) e Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Seap), acontece até sexta-feira, dia 29 de julho, como parte da programação técnica da Expoacre.
O objetivo da capacitação, de acordo com o analista Bruno Pena, supervisor da área de transferência de tecnologias da Embrapa Acre, é aperfeiçoar técnicas de processamento do leite e orientar sobre boas práticas na produção artesanal de produtos derivados. As aulas teóricas e práticas acontecem na cozinha do Núcleo Móvel de Transferência de Tecnologias da Embrapa (Nutec), instalado no Campus do Agronegócio, setor da Feira que reúne instituições de pesquisa, ensino, fomento e apoio ao setor produtivo e da iniciativa privada. Principal feira agropecuária do estado, a Expoacre acontece anualmente no parque de exposições castelo Branco, na capital acreana, Rio Branco.
Os conteúdos programáticos aliam procedimentos técnicos e cuidados com a higiene na produção artesanal, a partir de princípios recomendados pela legislação pertinente, procurando enfatizar a segurança alimentar e geração de novas oportunidades de negócio no campo. "O conhecimento adquirido permitirá melhorar o processo de elaboração de uma gama de produtos lácteos e agregar valor à produção", explica Bruno Pena.
O Nutec Móvel é uma carreta equipada com cozinha adaptada para a realização de capacitações para o público rural. No espaço são oferecidos cursos práticos sobre diversas temáticas voltadas para o processamento e aproveitamento integral da produção agrícola.
Aprendizado prático
Segundo Rômulo Brando, técnico da Seap e coordenador da área de agronegócio da Expoacre, investir em conhecimento é fundamental para profissionalização da produção e desenvolvimento do setor leiteiro. A partir de procedimentos simples é possível garantir alimento de qualidade para um mercado consumidor cada vez mais exigente, com melhoria da renda das famílias rurais.
Além das diferentes etapas de processamento do leite, os participantes estão aprendendo a identificar os teores de acidez do produto, fator que influencia a qualidade e o próprio processo de fabricação de alguns derivados. "Saber, por exemplo, que um leite com níveis elevados de acidez é inviável para a elaboração de queijo, mas pode ser aproveitado na fabricação de requeijão ajuda o agricultor a aproveitar melhor a matéria-prima disponível e contribui para elevar o padrão de qualidade da produção agroindustrial", explica Brando.
Requisitos essenciais no processo de produção, como higiene e qualidade, estão entre os principais aspectos abordados na capacitação. Maurizia da Cruz, técnica do Senar e instrutora da capacitação, explica que um cuidado higiênico básico na produção de derivados de leite é a pasteurização, processo em que o leite é submetido a temperaturas capazes de eliminar até 99% dos microorganismos presentes no produto. "O leite passa por processos diferenciados de pasteurização, dependendo do tipo de produto que se pretende. Os participantes estão aprendendo na prática como realizar esse procedimento indispensável para tornar o leite pronto para a fabricação de derivados", diz.
A produção dos alunos inclui diferentes tipos de queijos (minas frescal, coalho, mussarela e temperado), além de iogurte, requeijão, manteiga, leite condensado e uma variedade de doces (pastoso, de corte e de soro de leite) entre outras delícias. Diariamente são realizadas sessões de degustação no estande do Senar, com o público visitante da Expoacre, no o período noturno.
Em sua sexta edição, a capacitação já rendeu bons resultados. A agricultora Adébora Pinheiro, moradora do Bujari, participou da primeira turma, em 2010, e atualmente tem sua própria queijaria, negócio que garante trabalho e renda para toda a família. "Escolhi viver daquilo que a propriedade pode oferecer e com a ajuda do governo consegui montar um negócio familiar. Busquei esse curso porque quero aprender mais sobre as etapas de processamento do leite e qualificar cada vez mais a produção", diz.
Benefícios do Leite
Por suas múltiplas propriedades, o leite é um alimento essencial à saúde humana.  Rico em cálcio, mineral fundamental para na formação e fortalecimento dos ossos e para prevenir doenças como osteoporose. Além disso, é fonte de vitaminas A, B e D, proteínas, potássio, aminoácidos e fósforo, substâncias benéficas ao organismo. "O consumo de produtos derivados do leite ajuda a suprir a necessidade por esses nutrientes", ressalta Maurízia da Cruz.
Conforme estimativas do Plano Mais Pecuária, iniciativa lançada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2014, embora nos últimos anos se observe um aumento gradativo  no consumo de leite e de produtos lácteos no País, o brasileiro ainda consome pouco esse alimento. Segundo o Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde cada habitante deve consumir 210 litros de leite por ano, entretanto, o consumo médio per capta é de 170 litros/ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário