sexta-feira, 29 de julho de 2016

Famílias rurais de Santo Ângelo recebem acompanhamento na área de saúde através de parceria

Famílias rurais de Santo Ângelo recebem acompanhamento na área de saúde através de parceria





Famílias rurais de Santo Ângelo recebem acompanhamento na área de saúde através de parceria
29/07/16 - 15:18 



Com o olhar voltado ao cuidado com a saúde dos moradores do meio rural, convênios foram firmados entre Emater/RS-Ascar e os cursos de Farmácia e de Psicologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI), campus Santo Ângelo, e permitiram que mais de 600 pessoas do interior do município recebessem uma atenção especial através de ações de promoção da saúde coletiva. Os projetos foram desenvolvidos nos últimos três anos com beneficiários do Programa de Promoção da Agricultura Familiar Sustentável, conhecido como Chamada Pública da Sustentabilidade, executada pela Emater/RS-Ascar com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, somando 200 famílias e ampliado para Clubes de Mães do meio rural. 
A celebração da parceria se deu em encontro realizado no último dia 20 no campus da URI, em Santo Ângelo. Participaram do momento de avaliação das diferentes ações realizadas durante a Chamada Pública da Sustentabilidade, famílias rurais beneficiárias, equipe municipal da Emater/RS-Ascar e entidades parceiras, com a presença de lideranças como o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Ângelo, Osvaldino Luca, professores da URI Tiago de Oliveira e Giana Vendrusculo, secretário municipal de Transportes, Vilson Zago e o coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos, Pedro Paulo Pillon. O chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Álvaro Uggeri Rodrigues explica que a Chamada Pública da Sustentabilidade contemplou um trabalho maior, que envolveu ações de assistência técnica e social utilizando-se de metodologias individuais, como visitas e contatos, e coletivas, como dias de campo, seminários e intercâmbios de conhecimento, com o intuito de promover a sustentabilidade de propriedades e das famílias nelas envolvidas. 
Também foram realizados diagnósticos e planos produtivos, pela Emater/RS-Ascar com as 200 famílias inclusas no Programa, o que proporcionou benefícios de ordem econômica, social e ambiental, bem como, as próprias comunidades rurais conseguiram se aglutinar para, em conjunto, buscar avanços coletivos, com destaque para as áreas de infraestrutura, saúde, educação e agropecuária. 
O médico veterinário Domênico Weber Chagas lembrou as melhorias ocorridas na atividade leiteira, como o aumento do uso de pastagens perenes de verão e de produtores utilizando as forrageiras na forma de pastoreio rotativo, construção de salas de ordenha e incremento na qualidade do leite. 
Após a avaliação do trabalho, a programação do encontro seguiu com palestra de apresentação do Plana Safra 2016/2017, conduzida pelo técnico agrícola da Luiz Adriani Trindade. Em seguida, foi realizada capacitação coordenada pelo curso de Farmácia da URI, por meio de professores e acadêmicos, com abordagem sobre os sintomas da intoxicação por agrotóxicos e a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPI?s), além de apresentação dos resultados de coletas de sangue dos agricultores, realizadas em março, obtidos a partir do projeto de iniciação científica "Exposição a Agrotóxicos por trabalhadores rurais e efeitos à saúde no município de Santo Ângelo". Também foi realizada nova coleta de sangue dos agricultores para a realização de comparativos. 
Foram apresentados ainda, os resultados do trabalho de conclusão de curso "Análise dos hábitos e dos fatores de risco da exposição à radiação UV em um grupo de trabalhadores rurais", das acadêmicas Andreia Steinhorst Antunes, Jéssica Acosta Pereira e Raiza Lima do Carmo, sob orientação da professora Cristiane Kratz.
Ainda, através de uma parceria da Emater/RS-Ascar com o curso de Psicologia, é realizado um trabalho de acompanhamento individual e coletivo às famílias na área de saúde mental, através do Projeto Saúde coletiva, por meio de acadêmicos do curso, sob a supervisão de professores e da extensionista social Thaís Trindade, que mesmo com o encerramento da Chamada Pública da Sustentabilidade, terá continuidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário