quinta-feira, 28 de julho de 2016

Sistema Famato/Senar inicia nova turma do projeto Futuros Produtores do Brasil

Sistema Famato/Senar inicia nova turma do projeto Futuros Produtores do Brasil





Sistema Famato/Senar inicia nova turma do projeto Futuros Produtores do Brasil
28/07/16 - 17:10 


Despertar nos jovens a paixão pelo agro e formar os futuros líderes do setor. Esses são alguns dos objetivos do projeto Futuros Produtores do Brasil, que ganhou uma nova turma composta por 32 jovens filhos de produtores rurais de Mato Grosso. O primeiro encontro da turma 2016 é realizado entre hoje (28/07) e sábado (30/07).  O projeto é desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os sindicatos rurais do estado desde 2013.

“Trouxemos essa ideia dos Estados Unidos e a adaptamos para trabalhar as futuras gerações do agronegócio mato-grossense. Queremos não só despertar o talento desses meninos, mas também motivar a paixão pelo agronegócio, mostrar que existe um trabalho já desenvolvido pelos pais, pelos avós deles que precisa ser valorizado e que tem que ser dado continuidade”, disse o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini.

O superintendente do Senar-MT, Otávio Celidônio, abriu o encontro. Além de destacar a importância dos jovens para o futuro da agropecuária mato-grossense, Celidônio apresentou a eles o desafio que o setor tem de alimentar a população mundial, que deve chegar a 9,6 bilhões de pessoas em 2050.

“O Brasil será responsável pela produção de 18% da produção global de alimentos, cerca de 965 milhões de toneladas. Para isso teríamos que ter uma área de 210 milhões de hectares, como temos apenas 70 milhões de hectares aptos para a agricultura temos que aumentar a nossa produtividade,”.

Neste primeiro dia de encontro, os jovens também tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura sindical rural brasileira. A gestora do Núcleo Jurídico da Famato, Elizete Ramos, fez um panorama da representatividade da classe no Brasil e ressaltou aos participantes a importância de estarem envolvidos com as entidades. “Vocês não devem ficar alheios às entidades porque são elas que vão nortear e buscar melhorias para as atividades que vocês vão exercer”.

Este ano, o Sistema Famato/Senar inovou e implantou no projeto o Profile Analysis Tool (PAT), ferramenta que traça o perfil de cada pessoa e a auxilia em seu desenvolvimento pessoal e profissional.  “Por meio do PAT, vocês terão a oportunidade de conhecer os seus perfis, seus pontos fortes e fracos. E entender o que precisa ser melhorado tanto profissionalmente como na vida pessoal”, informou o analista comportamental Paulo Roberto Francisco da Silva.

Durante a tarde de hoje, os jovens participarão da oficina “Competências empreendedoras: Jovens empreendedores do Agronegócio”. Amanhã eles terão uma palestra sobre o processo de sucessão familiar em uma empresa rural e outra sobre agricultura e começarão a planejar o projeto agro social que terão que apresentar no final do projeto. No sábado, os Futuros Produtores conhecerão uma propriedade rural no município de Campo Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário