terça-feira, 30 de agosto de 2016

Emater-MG e IBIO lançam altas da bacia do Ribeirão do boi

Emater-MG e IBIO lançam altas da bacia do Ribeirão do boi





Emater-MG e IBIO lançam altas da bacia do Ribeirão do boi
30/08/16 - 11:30


 
Uma parceria entre a Emater-MG e o Instituto BioAtlântica (IBIO) irá ajudar na preservação e desenvolvimento da bacia do Ribeirão do Boi, que integra a bacia do Rio Doce, no Leste de Minas Gerais. Técnicos das duas empresas elaboraram um atlas com as principais características e potencialidades do manancial, que servirá de base para o desenvolvimento de ações e ocupação do espaço. O material será lançado no dia 1º de setembro, quinta-feira, em Caratinga.
A elaboração do Atlas da Bacia do Ribeirão do Boi começou há um ano e foi realizado pelo departamento de Geoprocessamento da Emater-MG e por técnicos do IBIO. O trabalho teve como base o projeto Território Sustentável do Ribeirão do Boi, desenvolvido ao longo de cinco anos, pelo IBIO. Também foram utilizadas imagens de satélite.
“O atlas é um instrumento para o planejamento e implementação de intervenções na bacia, visando a geração de renda, preservação e recuperação ambiental”, diz o coordenador técnico estadual de Manejo de Bacias Hidrográficas da Emater-MG, Maurício Fernandes.
Para a elaboração do atlas, foi utilizada a metodologia Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP). Fernandes explica que, com base nessa metodologia, foi feita a delimitação da região do Ribeirão do Boi, depois a sua caracterização e o balanço hídrico (disponibilidade de água).
Além disso, o atlas  apresenta um plano de adequação da bacia para a continuidade dos trabalhos, que visam potencializar a produtividade sustentável da região de forma a agregar desenvolvimento social e econômico, em equilíbrio com a preservação ambiental.
O coordenador ressalta que, em todo o processo, foram considerados os fatores físico (solo, relevo etc) e socioeconômico. “Esses meios estão correlacionados e interagindo o tempo todo”, diz.
As principais unidades de paisagem presentes na bacia do Ribeirão do Boi são: topos de morro, várzeas (terraços fluviais), lagoas e afloramentos de rochas. De acordo com Maurício Fernandes, a região é bastante representativa da bacia hidrográfica do Rio Doce. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pode servir de base para outras ações em toda a extensão do Rio Doce.
De acordo com a coordenadora de projetos do IBIO na região, Narliane Martins, o documento oferece, ainda, uma caracterização geral da bacia em vários aspectos, como: dados sociais, atividades econômicas, uso e ocupação do solo e hidrografia.
 “O atlas reúne informações que podem subsidiar organizações do setor público, iniciativa privada e sociedade civil nas tomadas de decisões, planejamento e gestão do território. Além de dados que possibilitam esses atores locais a desenvolverem suas próprias análises do cenário, indicamos caminhos e ações baseados no conhecimento e experiência técnica que construímos ao longo do projeto na região do Ribeirão do Boi e da bacia do Rio Doce”, explica.
O atlas elaborado pela Emater-MG e o IBIO ainda traz orientações sobre as atividades produtivas mais viáveis para serem desenvolvidas na bacia hidrográfica, que banha os municípios de Caratinga, Bom Jesus do Galho, Entre Folhas e Vargem Alegre. Entre elas estão a fruticultura, olericultura, pastagens, silvicultura e a implantação de áreas de preservação permanente.
Nas áreas já ocupadas, “há muito potencial nas planícies para o desenvolvimento planejado de uma agricultura de elevada produtividade. Nas declividades, são viáveis as pastagens e a silvicultura. Nas lagoas, além do turismo, pode-se desenvolver a piscicultura”, diz Maurício Fernandes.
Há cinco anos, o IBIO trabalha com o levantamento de informações e na identificação de ações que possam ajudar no desenvolvimento sustentável da bacia do Ribeirão do Boi. Para isso, o Instituto conta com o apoio de diversos parceiros, inclusive a Emater-MG. Segundo Narliane Martins, a elaboração dos Atlas da Bacia do Ribeirão do Boi representa a consolidação do conhecimento desse projeto. “O Atlas vai contribuir muito para o desenvolvimento e o uso sustentável do manancial, além de ser uma referência para a bacia do Rio Doce”, diz Narliane Martins.
De acordo com o IBIO, serão impressos 2 mil exemplares e distribuídos para órgãos públicos, lideranças, escolas e instituições de assistência técnica e extensão rural locais.
Serviço
Lançamento do Atlas da Bacia do Ribeirão do Boi
Data: 1º de setembro
Horário: 19 horas
Local: Casarão das Artes, Rua João Pinheiro, 154, Centro, Caratinga


Nenhum comentário:

Postar um comentário