segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Ibarama confirma tradição no resgate de sementes crioulas e tradicionais

Ibarama confirma tradição no resgate de sementes crioulas e tradicionais




Ibarama confirma tradição no resgate de sementes crioulas e tradicionais
15/08/16 - 11:47 


O tema “Saberes, Sabores e Sementes Crioulas” movimentou e reafirmou a tradição do município de Ibarama, na região Centro-Serra, nestas quinta e sexta-feira, 11 e 12/08. Mais de 1.500 pessoas participam da programação no Ginásio Municipal de Esportes João Lazzari e seus arredores, onde ocorrem paralelamente o 15º Dia da Troca das Sementes Crioulas, o 5º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula, o 5º Seminário Regional dos Guardiões Mirins e a 5ª Feira da Economia Popular Solidária do Território Centro Serra. Desde 1998, o município de Ibarama, com aproximadamente 4.370 habitantes, tem se tornado referência no resgate e no cuidado com a agrobiodiversidade crioula.  
O evento, que reflete a tradição local de preservação da agrobiodiversidade, tem o objetivo de estimular o intercâmbio de saberes, experiências e conhecimentos entre agricultores, extensionistas rurais, pesquisadores estudantes e sociedade em geral, com o intuito de preservar valores culturais, manter a diversidade genética, diminuir a dependência dos agricultores e difundir as sementes crioulas, potencializando o seu uso.
A importância do evento esteve representada também na abertura oficial, que contou com a presença de autoridades como o governador José Ivo Sartori, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, a prefeita de Ibarama, Lenise Lurdes Lazzarotto Mariani, a gerência regional da Emater/RS-Ascar, Lúcia Helena da Silva Souza e Carlos Correa da Rosa, o presidente da Associação dos Guardiões de Sementes Crioulas de Ibarama, Jaci Ferreira Prestes, entre outras lideranças.
O governador Sartori destacou que as sementes crioulas são um patrimônio, sendo uma oportunidade de “preservar as raízes daquilo que se produz há muitos anos para o bem de todos, e se está guardando na memória, a história e a trajetória das nossas famílias, daqueles que nos fizeram chegar até aqui e que a gente não pode esquecer, um exemplo de semente de transformação, de esperança, e certamente a semente crioula é uma parte do Rio Grande que dá certo”.
Já o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, reiterou que o resgate das sementes crioulas, além de preservar a genética, valoriza a cultura local, a cultura do Estado e contribui com o ser humano, com mais saúde e mais qualidade de vida. “O evento também é realizado no Dia Nacional da Juventude, apresentando perspectivas que geram mais qualidade do alimento, que geram renda e preservação, principalmente nas pequenas propriedades rurais”, destacou Clair.
O chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Giovane Ronaldo Rigon Vielmo, que participou diretamente da organização com toda a equipe municipal, destaca que o evento superou as expectativas de público, principalmente com a participação de excursões de diferentes municípios da região e do Estado. “A vinda de estudantes é muito importante, sendo que a ideia é também chamar a atenção de crianças e jovens para garantir o cuidado futuro com as sementes e com a agrobiodiversidade”, comenta.
A promoção é da Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama, Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Ibarama, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com apoio de diversas instituições, entre elas, Centro de Apoio ao Pequeno Produtor, Embrapa Clima Temperado, Associação das Mulheres Agricultoras de Ibarama, Associação dos Artesãos de Ibarama, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Fundação Luterana de Diaconia, IRGA, Afubra, Sicredi, CNPQ, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) — Rio Grande Agrocológico, Celetro, Sindicato Rural de Sobradinho, SC Cereais, Cotriel e CooperAGudo.
A História
A partir de 1998, agricultores familiares estimulados por extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, com o apoio da Administração Municipal, passaram a envolver-se e deram continuidade ao resgate, conservação e multiplicação de cultivares crioulas, em especial do milho. Com o passar do tempo, o trabalho passou a ter visibilidade e passou-se a realizar, desde 2002, o Dia da Troca de Sementes Crioulas.
Ao longo dos anos, incorporaram-se também à programação, o Seminário de Guardiões Mirins, com o intuito de incentivar iniciativas de resgate, conservação e uso sustentável de cultivares crioulas pelos estudantes do ensino público fundamental; o Seminário da Agrobiodiversidade Crioula, que divulga conhecimentos técnico-científicos, além de valorizar os saberes locais; e a Feira da Economia Popular Solidária, uma oportunidade de divulgar e valorizar os produtos locais e fortalecer processos participativos, organizativos, autogestionários e transformadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário