A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai atualizar os custos de produção de 21 produtos da agricultura familiar até o fim do ano. Cerca de R$ 100 mil foram liberados esta semana para a cooperação com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, da Casa Civil, por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED).
O levantamento dos custos de produção é necessário para atualização dos preços de referência da Política de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF) e a Conab é quem calcula periodicamente as despesas que o agricultor tem com sua colheita, além de acompanhar o preço dos produtos no mercado.
Pela PGPAF, o agricultor recebe um complemento financeiro (bônus), quando o preço de mercado está abaixo do valor de referência do governo. O bônus é usado na quitação de financiamento de custeio pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), garantindo renda e viabilidade de venda de produtos como laranja, banana, cana-de-açúcar, leite, cebola e pêssego, feijão, milho e outros.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário