segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Qualificação Operador de Máquinas atrai profissionais que buscam oportunidades no campo

Qualificação Operador de Máquinas atrai profissionais que buscam oportunidades no campo




Qualificação Operador de Máquinas atrai profissionais que buscam oportunidades no campo
15/08/16 - 15:45 

Ao final das aulas, os participantes receberão o certificado

Duas turmas da qualificação Operador de Máquinas Agrícolas, realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá e a Case IH estão ocorrendo no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá. As turmas iniciaram no mês passado, finalizarão em 19 de agosto e são formadas por trabalhadores da cidade que têm interesse em construir carreira no agronegócio.

Esta é uma das qualificações mais requisitadas pelos Sindicatos Rurais ao SENAR-MT e as vagas são sempre muito disputadas. Em 2016, o SENAR-MT fechou parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá para a realização de 12 turmas até o final do ano, sendo que oito já foram realizadas. Ao final das aulas, os participantes receberão o certificado e sairão habilitados para se inserirem no mercado de trabalho exercendo a função de operador de máquinas agrícolas.

Conforme explica o instrutor credenciado junto ao SENAR-MT, Ênio Nattjin, a carga horária da qualificação é de 120 horas, sendo 20 horas de competências básicas e 100 horas de conteúdo específicos desde informações sobre operação até manutenção. Os participantes aprendem a operar trator, plantadeira, pulverizador, entre outros.

O supervisor da regional de Cuiabá, Natalino Márcio, explica que o público urbano se qualifica para buscar trabalho no campo. "O que percebemos das turmas é que são do meio urbano mas estão fazendo cursos técnicos na área do agronegócio e têm interesse em mudar de vida, enxergando no agro uma oportunidade".

Adelson Evangelista de Souza, 41 anos, é formado em Direito, mas enxerga no agronegócio boas oportunidades de mudar de carreira. Por isso, procurou o SENAR para participar da qualificação. "O agronegócio em MT é um mercado que se abre a cada dia, oferecendo boas oportunidades. Sou formado em Direito, mas tenho interesse em conhecer melhor o setor. Quem sabe mudar de área pode ser uma boa oportunidade?"

Outro exemplo é o do caminhoneiro Adilson Pereira da Silva, de 52 anos, está determinado a mudar o rumo de sua vida profissional. "Já havia feito uma oficina do SENAR-MT em 2013 e agora resolvi procurar a instituição para fazer uma qualificação. Vejo que este mercado precisa de profissionais. Quero terminar a qualificação e já procurar emprego na área. Estou determinado a mudar de profissão".
Para participar 
A mobilização das turmas está a cargo do Sindicato Rural. Interessados em informações sobre programação e vagas disponíveis devem entrar em contato com o Sindicato Rural do seu município para saber se há turmas previstas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário