sexta-feira, 29 de março de 2019

EUA e China mantêm negociações comerciais "construtivas" em Pequim



Publicado em 29/03/2019 14:02



Por Michael Martina e Philip Wen
PEQUIM (Reuters) - Os Estados Unidos e a China disseram ter avançado nas negociações comerciais encerradas nesta sexta-feira em Pequim, que Washington disse terem sido "francas e construtivas", conforme as duas maiores economias do mundo tentam resolver uma intensa guerra comercial que já dura nove meses.
"As duas partes continuaram a progredir durante discussões francas e construtivas sobre as negociações comerciais e os próximos passos importantes", disse a Casa Branca em um comunicado, acrescentando que aguarda a visita da delegação chinesa, liderada pelo vice-primeiro-ministro Liu He, a Washington na próxima semana.
A declaração não deu outros detalhes sobre a natureza do progresso realizado.
O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, e o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, estiveram na capital chinesa para as primeiras reuniões frente a frente entre os dois lados desde que o presidente Donald Trump adiou a elevação das tarifas sobre 200 bilhões de dólares em produtos chineses planejadas para 2 de março, citando progresso nas negociações.

A agência estatal de notícias Xinhua afirmou que os dois países discutiram "documentos de acordo relevantes" e fizeram novos progressos em suas negociações, mas não elaboraram os comentários.
Mais cedo, Mnuchin disse a repórteres que teve um "jantar de trabalho bastante construtivo" na quinta-feira. Ele não deu detalhes e não ficou claro imediatamente com quem ele jantou.
Trump adotou tarifas sobre 250 bilhões de dólares em importações chinesas no ano passado, em uma medida para forçar a China a mudar a maneira como faz negócios com o resto do mundo.
Tags:
 
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário