quinta-feira, 28 de março de 2019

Tempo: ZCIT favorece instabilidades no Nordeste e Norte e chuvas seguem; colheita da soja tem impacto em diversos estados



Publicado em 28/03/2019 11:35 e atualizado em 28/03/2019 12:22






​Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quinta-feira (28) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quinta-feira (28) - Fonte: Inmet
LOGO nalogo
Áreas de instabilidade seguem atuando sobre a região Nordeste do Brasil com a formação da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical). A condição mais severa pode ocorrer sobre o litoral do Rio Grande do Norte e Ceará, além de pontos no Maranhão e Piauí. Mas não estão descartadas precipitações em outras áreas e ainda mais impacto para a colheita da soja.
"Todo o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, sul da Bahia e a Paraíba podem sofrer com chuvas fortes nesta quinta-feira", destacou a Climatempo. Até sexta-feira (29), a ZCIT estará atundo próxima da costa Norte da região Nordeste e Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte ainda podem ter mais chuvas fortes e volumosas. No Norte, as chuvas também seguirão.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (29/03 a 31/03) em todo o Brasil:
Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (29/03 a 31/03) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet
As chuvas nos estados da região Nordeste têm atrapalhado os trabalhos finais da colheita da soja, mas devem beneficiar as lavouras de milho safrinha. Imagens enviadas por produtores ao Notícias Agrícolas e postadas em redes sociais mostram as chuvas em áreas produtoras do Nordeste e também em pontos do Norte.
Em áreas do estado de Tocantins, as chuvas nos últimos dias têm impactado a finalização da colheita da soja, que está entre 80 e 85%. A produtividade está em cerca de 50 sacas por hectare. Já o milho safrinha, que neste ano teve um incremento de 100 mil hectares, passando de 130 mil para 230 mil, têm boas perspectivas de produtividade. 
No Pará, a chuva intensa também prejudica a colheita, segundo Vanderlei Silva Ataídes, presidente Aprosoja Pará, principalmente na região de Paragominas (PA). O plantio também foi afetado, já que algumas áreas pontuais foram finalizadas apenas na última semana.
Em Balsas (MA), a colheita está em 70% e os trabalhos com as precipitações atrasaram pontualmente com as chuvas, mas elas devem contribuir para o milho safrinha, que já foi totalmente semeado no município com boas perspectivas por parte dos agricultores.
Chuvas em Palmeira do Piauí (PI) - Enviado por Almir Michelan
Chuvas em Palmeira do Piauí (PI) - Enviado por Almir Michelan
Chuvas em Palmeira do Piauí (PI) - Enviado por Almir Michelan
Chuvas em Palmeira do Piauí (PI) - Enviado por Almir Michelan
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), inclusive, já emitiu alerta de acumulado de chuva durante a manhã desta quinta-feira para diversas áreas dos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. O aviso de perigo potencial e apesar das chuvas são baixos os riscos de danos.
"Chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco", alertou o Inmet. Apesar desse alerta para áreas dos estados acima (veja abaixo as áreas atingidas), outros pontos da região Nordeste também podem ter pancadas de chuva.
Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 5ª feira:
Mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 5ª feira -  Fonte: Inmet
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Sul E Cariri Cearense, Cariri E Seridó Paraibano, Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Norte Piauiense, Norte Cearense, Noroeste Cearense, Centrossul Cearense, Metropolitana De Fortaleza, Central Potiguar, Oeste Potiguar, Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Sertao Paraibano, Agreste E Brejo Paraibano, Metropolitana De Recife, Sao Francisco Pernambucano, Agreste Pernambucano, Mata Pernambucana, Leste Alagoano, Agreste Alagoano, Sertão Cearense, Jaguaribe Cearense, Litoral E Mata Paraibano, Sertão De Pajeú E Do Araripe Pernambucano
Se as chuvas impactam a colheita da soja, por outro lado, é consenso que elas vão beneficiar a safrinha. A agência de notícias Reuters fez estimativas com 10 consultorias e entidades do mercado e levantou que o Brasil podeo colher na 2ª safra 66,22 milhões de toneladas de milho, com alta de 22,9% ante a temporada anterior.
No mapa de precipitação acumulada dos últimos três dias é possível ver que as chuvas mais volumosas no país seguem concentradas no Centro-Norte. Os cinco maiores acumulados ontem foram registrados em Zé Doca (MA): 87,0 mm, Iguapé (SC): 78,2 mm, Paranã (TO): 65,0 mm, Caracol (PI): 58,8 mm e Mossoró (RN): 57,6 mm.
Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nos últimos 3 dias:
Mapa das áreas com precipitação acumulada nos últimos 3 dias - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet
De acordo com o mapa de precipitação acumulada do Inmet, nos próximos sete dias, as chuvas mais volumosas ainda seguirão concentradas sobre a faixa Centro-Norte do país. Áreas da região Nordeste, Norte e algumas partes do Centro-Oeste, com alguns pontos com chuvas de mais de 150 milímetros.
Veja o mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias no Brasil:
Mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias no Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 28 até 05 de abril, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Centro-Norte do país, mas com menores volumes em áreas do Matopiba e central.
De 05 até 13 de abril, as precipitações ainda se concentram sobre áreas do Centro-Norte do Brasil e ficam ainda mais fortes do que no período anterior. A maior parte da faixa central, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e pontos do Nordeste terão baixos volumes.
Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 28 de março até 13 de abril:
Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 28 de março até 13 de abril - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Chuva chegando na colheita em Grajaú (MA) - Foto: Reprodução/Redes sociais
Chuva chegando na colheita em Grajaú (MA) - Foto: Reprodução/Redes sociais
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário