quinta-feira, 23 de maio de 2019

Cebola: Colheita no Cerrado deve se intensificar em junho



Publicado em 23/05/2019 14:10



Em maio, as regiões de Santa Juliana (MG) e Cristalina (GO) iniciaram a colheita das cebolas da safra 2019. Devido às chuvas de janeiro a abril, que atingiram as roças durante as atividades de campo (plantio e desenvolvimento), a qualidade de parte significativa dos bulbos foi afetada – principalmente por bacteriose.
As primeiras áreas colhidas foram ainda mais prejudicadas pelas doenças e a produtividade ficou bastante reduzida neste início de temporada. Os problemas fitossanitários, por sua vez, foram decorrentes da elevada umidade nas roças. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, aproximadamente 5% a 10% do volume da hortaliça ficou inviabilizado para o consumo, resultando em descartes.
Apesar disso, parte da mercadoria conseguiu se recuperar e apresenta boa qualidade para comercialização – e as perspectivas para as próximas áreas colhidas também são positivas. Quanto à oferta de cebola prevista para o fim deste mês, ainda deve permanecer baixa em ambas as regiões (MG e GO), devendo se intensificar no início de junho.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br
Tags:
 
Fonte: Cepea/Hortifruti

Nenhum comentário:

Postar um comentário