sexta-feira, 24 de maio de 2019

Ministério busca ampliar número de frigoríficos aptos a exportar à China

Apesar de a China sinalizar que quer habilitar apenas mais 20 frigoríficos brasileiros para exportar carnes a seu mercado, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, confirmou ontem que enviará para Pequim uma lista com 30 plantas

Apesar de a China sinalizar que quer habilitar apenas mais 20 frigoríficos brasileiros para exportar carnes a seu mercado, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, confirmou ontem que enviará para Pequim uma lista com 30 plantas. A relação deve incluir 19 unidades de bovinos, dez de aves e uma de asininos, segundo uma fonte a par das negociações.
Tereza disse que, durante sua viagem à China, autoridades do GACC, órgão responsável pela defesa agropecuária do país asiático, informaram que, dos 11 estabelecimentos visitados no Brasil em novembro do ano passado, seis já estão aprovados e prontos para serem habilitados.
Os outros cinco ainda apresentam inconformidades técnicas, como apontado em relatório do serviço veterinário chinês divulgado após a inspeção.
"Então vamos mandar, além dessas seis plantas, que ainda não estão liberadas, mais 24, para análise dos chineses. Pode ser mesmo que só habilitem as 20 que estão falando. Mas quem não arrisca não petisca", afirmou a ministra em entrevista coletiva. "Mas é claro que o fato de os chineses sinalizarem que querem 20 plantas já é um ganho grande para nós. Agora temos que fazer o dever de casa e mostrar a qualidade da nossa carne", afirmou. Na semana passada, em visita à China, a ministra havia afirmado que pretendia habilitar 78 frigoríficos do país.
Ontem houve uma reunião técnica na sede do Ministério da Agricultura, em Brasília, em que o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, informou a intenção da ministra de mandar a lista com 30 plantas e pediu para que as associações definissem os frigoríficos mais preparados para fazer parte dela. Tereza disse que o ministério vai checar todas as informações fornecidas pelas empresas antes de enviar a lista para a China.
Na prática, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) entregaram listas diferentes, ambas com abatedouros de bovinos. No processo de elaboração das listas, as duas entidades se envolveram em uma polêmica, e a Abrafrigo chegou a acusar o Ministério da Agricultura de beneficiar JBS e Minerva. Ao fim do processo, chegaram a um acordo

Data de Publicação: 24/05/2019 às 12:00hs
Fonte: Avisite


Nenhum comentário:

Postar um comentário