quinta-feira, 23 de maio de 2019

Tereza Cristina confirma que China deverá habilitar apenas 20 frigoríficos de lista de 30



Publicado em 23/05/2019 12:23 e atualizado em 23/05/2019 17:14


Não deverão ser analisadas mais as 78 plantas industriais que o Brasil gostaria que o governo chinês liberasse
Os chineses estão dispostos a habilitarem apenas mais 20 plantas frigoríficas brasileiras, de uma lista de 30 que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a ser entregue às autoridades daquele país. A revelação foi feita nesta quarta (23) pela ministra Tereza Cristina, em audiência pública na Câmara.
Durante relato, Tereza Cristina confirmou, também, que durante a missão brasileira aquele país, durante a última semana, teria pedido aos chineses que analisassem uma listagem mais ampla, de 78 unidades.
"Pedimos aos chineses que analisem as 78 unidades e para que incluam três plantas de suínos, porque quando [técnicos chineses] vieram ao Brasil ainda não tinham o problema monstruoso com a peste suína africana", disse a titular do Mapa.
Desapontada, Tereza Cristina afirmou que não serão mesmo analisadas e aprovadas a lista de 78 indústrias de carnes.
Mesmo assim, na Comissão de Agricultura da Câmara, ela insistiu em que  "precisamos abrir um canal de negociação permanente. Disse aos chineses que não ia voltar para o Brasil com três ou seis plantas, mas que gostaríamos de entregar o maior número de questionários analisados".
O Brasil tem até o final desta semana para entregar a lista que vão para a primeira peneira e depois terão que apresentar os questionários requeridos por Pequim.
Tags:
 
Por: Giovanni Lorenzon
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário