Publicado em 29/08/2019 06:01
Beijing, 29 ago (Xinhua) -- O Ministério das Finanças da China alocou 30 bilhões de yuans (US$ 4,2 bilhões) para ajudar os residentes rurais a se instalarem nas cidades no mais recente esforço em prol da urbanização do país.
Os fundos serão usados para apoiar o trabalho de concessão de residência permanente para os que se mudarem das áreas rurais para as urbanas, de acordo com um comunicado no site do ministério.
A pasta instou as autoridades locais a fortalecer a gestão de fundos para enfrentar efetivamente os problemas no processo de urbanização.
Apesar das drásticas mudanças nos últimos anos resultantes do crescimento econômico, as regiões rurais da China ainda não conseguem acompanhar as cidades em termos de nível de renda, qualidade de vida e serviços públicos.
Dados oficiais mostraram que, entre os 1,4 bilhão de habitantes da parte continental da China, 59,58% viviam nas áreas urbanas até o final de 2018.
Mercado acionário chinês fecha em queda
Beijing, 29 ago (Xinhua) -- O mercado acionário chinês fechou nesta quinta-feira em queda, com o indicador referencial, o Índice Composto de Shanghai, caindo 0,10% e fechando em 2.890,92 unidades.
O Índice de Componentes de Shenzhen baixou 0,16% encerrando o pregão em 9.398,46 unidades.
Índice ChiNext fecha em queda
Beijing, 29 ago (Xinhua) -- O Índice ChiNext, que mede o desempenho do mercado acionário chinês no estilo NASDAQ para as empresas de crescimento, fechou em queda de 0,27% nesta quinta-feira, a 1.620,86 pontos.
O ChiNext, o Índice de Componentes de Shenzhen e o Índice PME (pequenas e médias empresas) são os principais da Bolsa de Valores de Shenzhen.
Shibor overnight de Shanghai cai nesta quinta-feira
Beijing, 29 ago (Xinhua) -- A Shibor (Taxa de Oferta Interbancária de Shanghai) overnight, que mede os custos com que os bancos chineses emprestam dinheiro entre si, caiu 13,1 pontos básicos nesta quinta-feira, para 2,478%.
A Shibor de sete dias reduziu-se 1,18 ponto-base para 2,6702%, enquanto a de um mês aumentou 0,01 ponto para 2,6611%. A taxa de um ano caiu 0,05 para ficar em 3,0545%.
A Shibor é uma taxa de juros no atacado simples e sem garantia, calculada pela média aritmética de todas as ofertas de taxas de empréstimos interbancários em RMB fornecidas por 18 importantes bancos comerciais, excluindo as quatro maiores e as quatro menores cotações.
China expande acesso ao mercado para produtos industriais
Beijing, 29 ago (Xinhua) -- O Conselho de Estado da China decidiu na quarta-feira facilitar ainda mais o acesso ao mercado e abandonar as licenças de produção para alguns produtos industriais.
Outras 13 categorias de produtos industriais, incluindo motores de combustão interna e fluido de freio, estarão isentas da licença de produção, de acordo com um comunicado divulgado depois de uma reunião executiva do Conselho de Estado presidida pelo premiê Li Keqiang.
Entre eles, os produtos relacionados à segurança, saúde e proteção ambiental estarão sujeitos ao gerenciamento obrigatório de certificação.
A medida visa reduzir a burocracia administrativa e estimular a inovação das empresas, segundo o comunicado.
A reunião enfatizou que deve-se fazer esforços para mudar o foco dos recursos administrativos de aprovação para regulação, a fim de melhorar o ambiente de negócios e estimular a vitalidade do mercado.
A supervisão às áreas com significado de segurança pública e saúde, como alimentos, medicamentos e equipamentos especiais deve ser aprimorada.
Novas ferramentas, como plataformas da internet e informações de crédito, podem ser usadas na supervisão do mercado, de acordo com o comunicado.
A reunião também decidiu promover o consumo público de esportes e ginástica, construindo e abrindo mais instalações esportivas públicas, desenvolvendo mais produtos de ginástica e encorajando as forças sociais a realizarem atividades esportivas e investirem em instalações esportivas.
O Conselho de Estado disse que todas as escolas do país devem ter acesso a serviços da internet rápidos e estáveis até 2022, como parte dos esforços para promover os recursos educacionais de qualidade nas regiões remotas e carentes por meio de plataformas da internet.
Especialistas pedem que EUA respeitem as regras de mercado
Shanghai, 29 ago (Xinhua) -- Os formuladores de políticas nos Estados Unidos devem respeitar as regras do mercado e abster-se de causar danos a si mesmos ao intensificar as fricções comerciais com a China, apontaram especialistas chineses nesta quarta-feira.
A globalização nas últimas décadas fez crescer o "bolo" da economia mundial e os EUA aproveitaram os enormes benefícios deste processo, disse Yuan Zhigang, professor da Faculdade de Economia da Universidade Fudan, em um simpósio organizado pela Academia de Ciências Sociais de Shanghai (ACSS).
Ao provocar tensões comerciais, o governo dos EUA está de fato transferindo seus problemas domésticos para o exterior, disse Zhang Daogen, presidente da ACSS.
"De fato, as consternações econômicas dos Estados Unidos provêm de seus próprios problemas estruturais e institucionais. Colocar pressão máxima em outros países não ajudará a resolver os seus problemas", apontou Zhang.
Zhang disse que a economia dos EUA na realidade sofrerá com as tensões comerciais, apontando para o aumento dos custos de produção e dos preços dos bens de consumo. "A expansão das exportações dos EUA também já está enfrentando mais restrições", disse ele.
O crescimento do PIB dos EUA caiu para 2,1% no segundo trimestre, ante 3,1% nos primeiros três meses do ano. Uma pesquisa realizada pela Bloomberg com economistas previu um crescimento de 2,3% no PIB para 2019, abaixo da previsão de julho de 2,5%.
A perspectiva mais sombria veio depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou no início deste mês que uma tarifa adicional de 10% seria imposta às importações chinesas no valor de US$ 300 bilhões.
Zhang Yugui, reitor da Faculdade de Economia e Finanças da Universidade de Estudos Internacionais de Shanghai, apontou que é improvável que as divisões econômica e industrial do trabalho entre a China e os EUA sejam quebradas pelas fricções comerciais iniciadas pelos EUA.
"Eu aconselho certas pessoas dos EUA a não confrontarem as regras de mercado, os empresários ou os consumidores americanos", destacou Zhang.
Shi Jianxun, professor da Universidade de Tongji, em Shanghai, concorda que forçar os investimentos norte-americanos fora da China é mais prejudicial do que benéfico para economia dos EUA.
"Forçar as empresas americanas a se retirarem do mercado chinês não só viola a lei da economia de mercado, mas também aumenta o encargo sobre a manufatura dos EUA e diminui a confiança de mercado. Também não é conducente para a economia dos EUA ou para a vida das pessoas", avaliou Shi.
China realizará grande celebração e parada militar no Dia Nacional
Beijing, 29 ago (Xinhua) -- A China anunciou nesta quinta-feira que realizará uma grande celebração, seguida por uma parada militar e desfile de massas na Praça Tian'anmen em 1º de outubro, o Dia Nacional, para celebrar o 70º aniversário de fundação da República Popular da China (RPC).
Alguns armamentos avançados serão apresentados na parada militar, cuja escala está programada para ser maior do que as realizadas nos 50º e 60º aniversário de fundação da RPC, bem como a parada militar do Dia da Vitória em 2015.
Líderes do Partido e do Estado e representantes de diferentes áreas também participarão de uma grande reunião na parte da noite que terá um evento de gala e um show de fogos de artifício.
Xi fará importante discurso nas celebrações do Dia Nacional
Beijing, 29 ago (Xinhua) -- O presidente chinês Xi Jinping participará de uma grande reunião para celebrar o 70º aniversário da fundação da República Popular da China em 1º de outubro.
Xi, também secretário geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, fará um discurso importante no evento.
Após a reunião, serão realizados uma parada militar e um desfile de massas, disse Wang Xiaohui, subchefe executivo do Departamento de Comunicação do Comitê Central do PCC.
Fonte: Xinhua (agencia estatal chinesa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário