Publicado em 29/08/2019 12:48 e atualizado em 29/08/2019 18:25
Crop Tour EUA 2019 com Ginaldo de Sousa - Diretor Geral do Grupo Labhoro
Ginaldo de Sousa - Diretor Geral do Grupo Labhoro
O crop tour do Grupo Labhoro e do Notícias Agrícolas continua pelo Meio-Oeste norte-americano. Já sao mais de 3 mil quilômetros e oito estados visitados, o que segue confirmando a desuniformidade da temporada 2019/20. "Não está tudo ruim ou tudo bom", diz Ginaldo Sousa, diretor do Grupo Labhoro.
Sousa divide o Corn Belt e mostra que os problemas e condições dos campos são diferentes. A equipe já passou por Indiana, Ohio, Illinois, Missouri, Iowa, Nebraska, Dakota do Sul e Minnesota. No link abaixo, veja todas as fotos, vídeos e relatos na página do crop tour:
Na região leste - Ohio, Indiana e parte de Illinois -, as preocupações são maiores, com problemas mais sérios, muitas áreas sem plantar e considerável atraso no plantio e, portanto, no desenvolvimento. segundo relata o diretor da Labhoro.
Lavouras em Ohio
Lavouras em Indiana
Lavouras em Illinois
Mais ao centro, principalmente do Missouri para Iowa, Dakota do Sul e Minnesota o cenário é diferente, com lavouras boas, padrão bom. "Não adianta querer esconder, as condições prometem uma boa produtividade. Tem atraso sim, mas as lavouras estão boas, o que é como no estado de Iowa", diz.
Lavouras no Missouri
Lavouras em Minnesota
Sousa só alerta para a possibilidade ainda das geadas precoces e, confirmadas, poderiam tirar um pouco mais da produtividade de regiões como a de Minnesota, por exemplo.
Recentemente, o grupo chegou ao estado de Iowa, um dos mais importantes na produção de soja e milho. Embora as preocupações sejam grandes, o que o grupo pôde verificar são lavouras em boas condições até este momento.
"As lavouras estão muito boas, bom porte, boa carga, boa sanidade das plantas e promete alta produtividade", relata o diretor do Grupo Labhoro, Ginaldo Sousa.
Por outro lado, o especialista afirma que os campos ainda precisam de algumas boas chuvas para a conclusão da safra. "No geral, o atraso de plantio nos estados do Leste do corredor gira em torno de 20 a 30 dias, o que expõe a soja a geadas precoces', complementa Sousa.
Lavouras em Iowa
Já em Illinois, as perdas de produtividade um pouco mais agressivas. Produtor no município de Sullivan, Bill Voyels relata produtividades na soja e no milho bem menores do que as registradas há um ano, de 167,37 sacas por hectare no cereal (160 bushels por acre) e 56,04 scs/ha na oleaginosa (50 bpa). Em 2018, os números eram de 219,67 scs/ha (210 bpa) e 80,69 scs/ha (72 bpa).
Lavouras e proprieda de Bill Voyles em Illinois
Tags:
Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas
Nenhum comentário:
Postar um comentário