quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Famato elogia escolha da Odebrecht

Famato elogia escolha da Odebrecht 28/11/13 - 08:25 A Odebrecht S/A foi a empresa escolhida em leilão, na manhã desta quarta-feira (27.11), para explorar pelos próximos 30 anos o trecho de 850,9 quilômetros da BR-163 em Mato Grosso. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) considerou a escolha positiva. A BR-163 é a principal rota de escoamento da produção agropecuária do Estado. “Sempre defendemos as parcerias público-privadas e este sistema de concessão é importante para impulsionar as obras de infraestrutura e de logística. O setor produtivo necessita de estradas em boas condições de trafegabilidade e a BR-163 é a espinha dorsal do escoamento da produção agropecuária de Mato Grosso”, afirma o presidente da Famato, Rui Prado. A Famato solicitou ao Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) uma avaliação dos trechos para, em seguida, discutir sobre os pedágios. “Vamos fazer estudos para avaliar os impactos financeiros dos pedágios aos produtores rurais. Mas consideramos a concessão uma ótima iniciativa por parte do governo federal e da Odebrecht que é uma empresa de grande porte”, acrescenta Prado. A Odebrecht S/A venceu o leilão na BM&FBovespa, em São Paulo, ao apresentar o menor valor de pedágio (R$ 2,638 para cada 100 quilômetros). O valor representa menos da metade do teto estipulado pelo governo federal, que correspondia a R$ 5,50. O trecho em Mato Grosso da BR-163 foi o segundo leiloado pelo governo federal dentro do Plano de Investimento em Logística (PIL). A BR-163 é a principal rota de escoamento da produção agropecuária do Estado. Somente este ano, segundo o Imea, passaram por esta rodovia aproximadamente 33 milhões de toneladas de soja e milho, o que corresponde a 73% da produção de grãos do Estado. Avaliação O ministro dos Transportes, César Borges, considerou positivo o resultado do leilão de concessão para explorar um trecho da BR-163, em Mato Grosso. O projeto prevê a implantação de vias marginais em travessias urbanas, interseções, passarelas e melhorias em acesso, incluindo a construção de um contorno de 10,9 quilômetros em Rondonópolis (210 quilômetros ao sul de Cuiabá). “Essa rodovia é fundamental para o escoamento da safra, que cada vez mais se amplia no país e esse é o trajeto para os portos de Santos [São Paulo] e Paranaguá [Paraná]. O governo federal caminha de forma firme e determinada no sentido de continuar com o programa de concessões rodoviárias. Aqui é mais uma etapa que vencemos, alcançando o que o governo considera importante, que é a modicidade tarifária”, disse o ministro. Diário de Cuiabá

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