sábado, 30 de novembro de 2013
Registrados 9 focos de ferrugem asiática nas lavouras de soja do Brasil
Registrados 9 focos de ferrugem asiática nas lavouras de soja do Brasil
30/11/2013 15h46- Atualizado em 30/11/2013 15h47
Ocorrências encontradas estão em Mato Grosso, Paraná e em São Paulo.
Na safra passada, neste mesmo períodoNove focos da ferrugem asiática foram registrados nas lavouras de soja brasileiras na safra 13/14. De acordo com o Consórcio Anti-ferrugem, em São Paulo foram encontradas as primeiras ocorrências da doença. Na safra 12/13, somaram oito ocorrências neste mesmo período. Em toda a safra passada, 490 focos foram encontrados.
Nesta temporada, lavouras em Itaberá, Itararé, Itapeva e Taquarituba foram afetadas pela doença. No Paraná, a ferrugem foi encontrada no município de Ponta Grossa. Já em Mato Grosso, principal estado produtor da soja, o primeiro foco foi localizado em plantas remanescentes da safra passada na região do Alto Araguaia.
De acordo com o coordenador da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wanderlei Guerra, a planta com ferrugem estava às margens de uma rodovia, próxima a divisa do estado de Mato Grosso com Goiás. "Essa soja com ferrugem está sendo monitorada. Desta forma, é possível alertar os produtores que o clima está propício para a proliferação da doença".
, somaram 8 ocorrênciasVívian LessaDo G1 MT
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário