sábado, 30 de novembro de 2013
Ministério da Agricultura vê ampliação de áreas livres de aftosa como desafio ao país
Ministério da Agricultura vê ampliação de áreas livres de aftosa como desafio ao país
META PARA 2015
30/11/2013 | 11h23
Governo se reúne com OrganizaçãO superintendente federal do Ministério da Agricultura em São Paulo, Francisco Jardim, acredita que o principal desafio para o agronegócio brasileiro é obter o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) de novas áreas estabelecidas como livres de febre aftosa com vacinação.
Ele informou que na próxima semana haverá uma reunião com a comissão técnica da OIE, em Foz do Iguaçu (RS), para discutir e avaliar previamente o assunto. Mas a decisão final sobre o reconhecimento do órgão será somente em maio de 2014, na reunião anual dos comitês globais da OIE.
Em 2013, sete Estados da região Nordeste e o norte do Pará foram reconhecidos nacionalmente como livres da doença e é para essas regiões que o Brasil quer o reconhecimento da OIE. O país tem a meta de ser 100% livre de febre aftosa até 2015 e buscar mais regiões livres sem vacinação, a exemplo do Estado de Santa Catarina. Porém, Amazonas, Amapá e Roraima ainda precisam alcançar a situação de livre da doença com vacinação.
– As questões sanitárias estão sendo trabalhadas com muita firmeza pelo governo – destacou Jardim.
o Mundial de Saúde Animal para debater assunto na próxima semana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário