segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
Ministro apresenta medidas para combate da praga em Minas Gerais
Ministro apresenta medidas para combate da praga em Minas Gerais
02/12/13 - 08:54
O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, estave sexta-fira (29.11) em Uberaba para apresentação, no auditório da ABCZ, aos produtores e instituições agropecuárias, da Portaria nº 1.166 de 2013, que decretou o estado de emergência fitossanitária para combater a praga Helicoverpa armigera, popularmente conhecida como “lagarta da soja”. Antes disso, ele visitou o escritório local do Ministério da Agricultura no Parque de Exposições Fernando Costa (ABCZ).
Segundo Romeu Borges, presidente do Sindicato Rural, o ministro veio justamente lançar programa de prevenção, combate e tratamento da lagarta Helicoverpa armigera. “Ele escolheu Uberaba por estar em uma região grande produtora de diversidade de grãos, e que estando no centro do país é um importante celeiro de produção agropecuária”, frisa.
Vale lembrar que na ocasião de sua última visita a Uberaba, em julho deste ano, Toninho Andrade recebeu do prefeito Paulo Piau o reforço de pedidos já feitos a ele, como a viabilização de mais fiscais do Ministério para o Porto Seco na Estação Aduaneira do Interior (Eadi), que atualmente conta com um único profissional para inspecionar os produtos agropecuários. Bem como a necessidade de liberação dos recursos, já no orçamento, para o Centro de Capacitação da Girolando, lançado em novembro de 2009 com o objetivo de desenvolver novas tecnologias para a pecuária leiteira e promover a capacitação do produtor. A obra é avaliada em R$ 10 milhões.
Ao ministro também foi solicitada a ampliação da Ceasa e dos armazéns da Conab no município, bem como a consolidação da Embrapa na cidade. Até o momento não houve avanço em nenhuma das reivindicações.
JM Online
Autor: Thassiana Macedo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário