quinta-feira, 31 de julho de 2014
Cenário é favorável para produtores negociarem a soja, avisa o Imea
Segundo o Imea, tendência é que os preços fiquem menores que os atuais, pressionando as cotações no mercado interno
O cenário atual do mercado da soja é bom para produtores negociarem o grão. A afirmação está no último boletim do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), onde a entidade destaca que o diferencial de base – valor da soja em Mato Grosso reduzido do valor em Chicago – tem cenários distintos neste ano em comparação a 2013.
A base reduzida em relação a Chicago está sendo observada com três meses de antecedência. A diferença, que em julho de 2013 era negativa em R$ 25,00/sc, teve sua base reduzida apenas no mês de outubro, quando a safra dos Estados Unidos entra no mercado, fazendo recuar as cotações externas.
Neste ano, a base reduzida já está sendo observada com três meses de antecedência. Atualmente, a diferença é de R$ 4,33/sc, motivada principalmente pela queda da soja em julho na CBOT, demonstrando a possibilidade do produtor aproveitar a demanda externa neste momento, já que os preços futuros em Chicago, com vencimento para os próximos meses, mostram-se ainda mais desvalorizados.
Segundo os especialistas do Imea, a tendência é que os preços para os próximos vencimentos fiquem menores que os atuais, pressionando as cotações no mercado interno.
A partir do mês que vem, a soja deve perder espaço nas exportações para o milho, ficando mais atrelada aos compradores do mercado interno brasileiro. O movimento baixista nas cotações externas de soja já é observado pelo mercado desde junho e o impacto é direto nas cotações internas da soja.
Porém, em meio a estes movimentos negativos, os prêmios positivos nos portos brasileiros acabam servindo como uma espécie de válvula de escape para reduzir o impacto da tendência negativa.
Data de Publicação: 31/07/2014 às 09:00hs
Fonte: AF News Análises
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário