quinta-feira, 31 de julho de 2014
Tecnologia nutricional permite aumento de 5% na produção de bezerros
Tecnologia nutricional permite aumento de 5% na produção de bezerros
31/07/2014 15:19
A tecnologia nutricional, por intermédio de uso de produtos que complementam a alimentação das vacas, permite o aumento de 5% na produção de bezerros. A informação é do médico veterinário e gerente de contas especiais da pecuária da Phibro Animal Health Corporation, Diede Loureiro, que palestrou sobre o tema ‘Ferramentas que eu deveria estar usando no sistema de cria’, durante a segunda rodada do Circuito Expocorte, etapa Campo Grande, hoje. O evento é uma realização da Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS e da Verum Eventos.
“Este aumento com o uso dos chamados aditivos é comprovado porque aumenta a qualidade nutricional das fêmeas, permitindo um intervalo menor de prenhez e bezerros mais pesados”, ressaltou o veterinário. Para Loureiro, outra tecnologia que o produtor precisa adotar é o sistema de IATF - Inseminação Artificial por Tempo Fixo, no qual as vacas são inseminadas no período correto e assim os animais nascem, de forma coletiva, entre agosto e novembro, intervalo considerado ideal para boa produção. “Um bezerro nascido em outubro poderá atingir um peso 31 quilos superior a um nascido, sem planejamento, em janeiro”, destaca Loureiro, ao citar que entre as vantagens do IATF, está a padronização dos lotes.
Outra ferramenta citada pelo palestrante é o marcador genético, que utiliza um pelo do animal para se obter as informações genéticas e assim fornecer ao pecuarista as características do animal que atendem ao projeto financeiro da sua propriedade. “A maioria dos produtores não consideram a tecnologia um investimento e sim um custo, visão errônea, uma vez que ao retorno é seguro”.
Na avaliação do palestrante, o produtor rural brasileiro tem conhecimento sobre a forma de produzir, mas ainda precisa adotar as tecnologias disponíveis para otimização da sua produção. “Para adotar uma ferramenta, ele precisa conhecer ter domínio de como utilizar e o retorno financeiro da aplicação do recurso, ou seja, ele necessita de informação”.
O Circuito Expocorte termina hoje o último, “Questões de MS”, iniciará às 14h30 e falará das especificidades do Estado.
Fonte: Assessoria
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário