quinta-feira, 31 de julho de 2014
Ministro abre em Cuiabá 9º Circuito Aprosoja e destaca novos mercados
31/07/2014 20:21
O nono Circuito Aprosoja foi aberto há pouco, em Cuiabá, para debater os rumos da política econômica e agrícola do país e de Mato Grosso, maior produtor nacional de grãos. Os assessores econômicos de alguns candidatos a presidente da República expuseram as principais propostas que estão sendo inseridas nos planos de governo.
O ministro Neri Geller abriu o encontro elogiando a iniciativa da Associação dos Produtores de Soja em se mobilizar para buscar resolver os principais problemas do setor. Ele citou avanços "recentes que o setor conquistou como crédito com juros abaixo da inflação. Os recursos de crédito para os produtores foram todos acessados. Nossa preocupação também foi em direcionar recursos para Centro-Oeste, no momento certo oara o produtor captá-lo e usá-lo em qualquer revenda para aquisição de produtos", disse. Ele mencionou que, ano passado, através do programa PSI, "mais de 83 mil equipamentos foram financiados no país, com taxas de 3,5% ano".
Geller também disse que o ministério tem se empenhado em fortalecer negócios no exterior. "Amanhã primeiro ministro do Japão estará com a presidente Dilma para tratar de vários assuntos do agronegócio, como a exportação de milho. Já mostramos que temos estabilidade na produção do milho para levá-lo para China. Também conseguimos abrir mercado que vai agregar muito valor que é venda de carne bovina", disse, referindo-se ao fim do embargo chinês. A China já é hoje o principal comprador de grãos produzidos em Mato Grosso.
O presidente da Aprosoja, Ricardo Tomczyk, disse que o circuito vai fomentar muitos conhecimentos para “ajudar produtor na tomada das decisões. São temas que serão fonte de conhecimento e preparo para nosso produtor na tomada de decisões importantes no dia a dia de suas atividades".
O governador Silval Barbosa discursou reconhecendo que o setor produtivo ainda enfrenta muitos problemas de logística e disse que seu partido, PMDB, se empenhará para que, em caso da reeleição da presidente Dilma, o mato-grossense Neri Geller continue no Ministério da Agricultura.
O Circuito Aprosoja também será realizado em 22 cidades núcleo da associação tratando da conjuntura de mercado, liderança, ética e ações da Aprosoja. Os debates também vão acontecer em Lucas do Rio Verde, no próximo dia 12, e, em setembro, em Campo Novo dos Parecis, Tangará da Serra, Diamantino, Nova Xavantina e Cuiabá. A agenda completa ainda será divulgada.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário