quinta-feira, 31 de julho de 2014
Colheita do algodão está parada no sudeste de MT por causa da chuva
Colheita do algodão está parada no sudeste de MT por causa da chuva
Produtores estão preocupados com a qualidade da pluma Chuva fora de época mandou as máquinas para o barracão
.
..
A chuva está dificultando a colheita da safra de algodão em Mato Grosso. O trabalho está atrasado e a pluma começa a perder qualidade.
É só o tempo fechar para os produtores de algodão ficarem preocupados. Em uma fazenda na Serra da Petrovina, no município de Pedra Preta, sudeste de Mato Grosso, a pluma está no ponto, mas está úmida e não pode ser colhida. A lavoura tem mais de 4,6 mil hectares. A chuva fora de época, que caiu nos últimos dias, mandou as máquinas para o barracão.
A colheita está atrasada em todas as regiões do estado. Apenas 20% das lavouras foram colhidos, enquanto neste mesmo período do ano passado, já eram 32%, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
O principal prejuízo das chuvas está no aspecto visual do algodão. Isso é fácil perceber, é só olhar para a pluma que foi colhida antes de receber muita umidade para ver que ela está mais branquinha, tem mais brilho. Na comparação com o algodão que está no ponto de ser colhido, mas tomou chuva, ele está mais acinzentado e também mais opaco.
Na fazenda vizinha, a qualidade da pluma também foi afetada. Nesta safra, foram plantados 3,7 mil hectares de algodão. Além da pluma, as chuvas também comprometeram a produção de sementes. “Os talhões que estavam prontos para ser colhidos serão descartados. A gente tinha uma meta de produção de sementes que não conseguimos alcançar”, diz Alessandro Dalazen, gerente de produção.
.
Data de Publicação: 31/07/2014 às 16:40hs
Fonte: Globo Rural
...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário