segunda-feira, 31 de outubro de 2016

31/10/2016 - 15:50

Natal cuiabano deverá ser 15% mais magro em relação ao ano passado; veja fotos




Da Redação - Viviane Petroli


Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar
Natal cuiabano deverá ser 15% mais magro em relação ao ano passado; veja fotos
O Natal em 2016 deverá ser 15% mais magro que em relação ao ano passado, mesmo havendo um fio de “esperança” por parte de alguns lojistas, que inclusive já trazem para frente das lojas, no caso das especializadas, artigos de decoração alusivos à data. A previsão é que em torno de um mil contratações temporárias sejam realizadas entre Cuiabá e Várzea Grande.

Embora haja uma sinalização de “melhora” na economia, segundo o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Célio Fernandes, ainda se amarga queda nas vendas em 2016 e empresas em dificuldades.


Comércio em Cuiabá vê o Natal como saída do vermelho; vendas estão em queda em 2015 veja fotos

Apesar de atrasado com as liberações dos resultados das vendas neste ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontava em agosto queda 8,1% nas vendas em 2016. O desempenho foi apresentado no início de outubro.

“Tudo isso leva a crer que será um dos Natais com menor número de vendas devido ao elevado desemprego. Entre Cuiabá e Várzea Grande aproximadamente um mil empregos temporários deverão ser gerados. Em 2012 haviam sido em torno de 2,8 mil na Grande Cuiabá”, pontua Célio Fernandes.



Conforme o vice-presidente da CDL Cuiabá, o consumidor ainda está com a confiança em baixa. “Falta confiança do consumidor, desemprego está em alta, bem como a taxa de juros e a inadimplência. Estes são os fatores que irão pegar neste Natal. Será um Natal magro. Cremos em uma redução de 15% nas vendas ante a data o ano passado. No Dia das Crianças tivemos quedas relativas à crédito (venda com consulta no SPC) de 27%”.

Mesmo com um cenário não tão otimista, há lojistas que tem "esperança" na data. Tradicionalmente a Casa das Linhas, localizada na Avenida XV de Novembro, em Cuiabá, traz para frente da loja artigos de decoração de Natal após o Dia das Crianças, entretanto há dois anos as vendas são antecipadas em uma semana. "Apesar da crise o setor ainda acredita na data. Nossa previsão é de incremento entre 10% e 12% nas vendas em relação ao ano passado, mas se chegar a 5% ou 6% a gente fica satisfeito. Mas, é um ano recessivo. Outubro já notamos que não foi o mesmo outubro de 2015, então estamos torcendo para novembro e dezembro", comenta o gerente da Casa das Linhas, Albano Bezerra.

Questionado sobre os preços, uma vez que os artigos são importados, Albano comenta que mesmo que as compras pelo estabelecimento tenham sido feitas entre abril e maio quando o dólar atingiu marcas de R$ 4, os preços aos consumidores não irá subir neste Natal para as decorações, uma vez que os importadores prevendo a situação mantiveram os preços da data o ano passado.

"O comércio em geral está esperando 2016 passar. Esse ano para o comerciante sair com as contas em dia já está bom. Todos os cenários que você olha são preocupantes. Mas, o Natal é a esperança, pois significa família e fraternidade", salienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário