sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Dia de Campo apresenta diversas opções de pastagens para bovinos em Fagundes Varela

Dia de Campo apresenta diversas opções de pastagens para bovinos em Fagundes Varela





Dia de Campo apresenta diversas opções de pastagens para bovinos em Fagundes Varela
28/10/16 - 15:17 


Nesta unidade foram implantadas, no mês de abril, parcelas demonstrativas com pastagens de inverno

A família Binda, de Fagundes Varela, abriu as porteiras da propriedade, nesta quinta-feira (27/10), para que outros produtores do município pudessem participar de um Dia de Campo sobre Pastagens e conhecer a Unidade Demonstrativa de Forrageiras implantada no local.

Nesta unidade foram implantadas, no mês de abril, parcelas demonstrativas com pastagens de inverno, entre elas azevéns, aveias, centeio forrageiro, trevos, ervilhaca e cornichão. No final de setembro, foram implantadas parcelas com pastagens de verão, como diversos tipos de milhetos, sorgo forrageiro, capim sudão, Tamani, Capim Áries, Convert, Mavuno e Brachiária MG5. Também foram introduzidas variedades de capins elefantes desenvolvidas pela Embrapa: o BRS Kurumi e o BRS Capiaçu, sendo este último recentemente lançado como opção de capim elefante para silagem.

"O objetivo de dispor essas parcelas em uma unidade demonstrativa é orientar os bovinocultores na escolha e no manejo das diferentes forrageiras, permitindo que eles possam conhecer cada material e as opções disponíveis no mercado que podem utilizar em suas propriedades", explica o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert.

No Dia de Campo, ele discorreu sobre como obter altas produtividades tendo o pasto como base da alimentação dos bovinos. De acordo com o agrônomo, é possível obter altas produtividades ofertando pastagem de qualidade ao rebanho em quantidade suficiente durante o dia e utilizando racionalmente concentrados para balancear a dieta e aumentar a produtividade. Para isso, Ebert destacou que é imprescindível que se faça um correto dimensionamento das áreas de pasto, um manejo adequado do solo, das plantas e do pastoreio, para que o rebanho aumente o consumo de volumoso no pasto de qualidade diariamente.

O consultor Joel Graciolla apresentou as diferentes pastagens implantadas na unidade demonstrativa e os resultados das avaliações de oferta de forragem das pastagens de inverno durante este ano. Graciolla também apresentou as opções de pastagens que podem ser usadas já neste verão nas propriedades, destacando as particularidades de cada uma, o manejo e utilização, para que possam ser inseridas em um planejamento forrageiro visando à obtenção de pasto de qualidade durante o ano todo nas propriedades.

O Dia de Campo foi promovido pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura e com a Embrapa Clima Temperado, além do consultor em agropecuária Joel Graciolla, e teve a participação de cerca de 40 agricultores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário