sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Agricultores participam da Agroagas em Tramandaí para buscar novos mercados

Agricultores participam da Agroagas em Tramandaí para buscar novos mercados





Agricultores participam da Agroagas em Tramandaí para buscar novos mercados
28/10/16 - 15:36 


Emater/RS-Ascar articulou a participação dos produtores na Agroagas


Os agricultores do Litoral Norte e de outras regiões do Estado estiveram, nos dias 26 e 27 de outubro, em Tramandaí participando da Agroagas, uma iniciativa que integra a 50ª Convenção Regional da Agas e que teve por objetivo aproximar os supermercadistas de fornecedores de produtos, equipamentos e serviços para o varejo.

A feira contou, pela primeira vez, com um espaço para a agricultura familiar, que foi batizado de Agroagas. O evento ocorreu no Centro de Eventos de Tramandaí (Rua Ernesto Nunes Bandeira, s/nº) e contou também com a participação dos extensionistas da Emater/RS-Ascar Wolnei Fenner, Marcelo Tozzi, Luís Bohn, Dirlei Mattos de Souza, Micael Machado Teixeira, Delmar Dietz e Marione Kollet, além do gerente regional da Instituição em Porto Alegre, Ademir Santin.

A Emater/RS-Ascar articulou a participação dos produtores na Agroagas por entender que é importante para eles terem alternativas de escoamento e comercialização dos produtos da agricultura familiar. Os contatos com a rede de supermercados que atuam na região e no Estado possibilitam a ampliação da produção e o aumento da renda dos agricultores familiares.

Participaram da Agroagas, expondo seus produtos, agricultores do Grupo Boa União, de Três Forquilhas, com hortaliças, frutíferas e produtos minimamente processados; José Odair Justin, com açúcar mascavo e chips de banana; Nei Barmali, de Farroupilha, com folhosas hidropônicas; Adair Santana, com abacaxi de Terra de Areia; Hélio Dalpiaz, com hortaliças de Maquiné; Rafael Dutra Selau, de Torres, que expôs flores; Elias Seganfrello, com embutidos de São José do Sul.

A Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (Coomafitt) também esteve presente levando hortigranjeiros. Já o produtor Rafael Cavalieri, de Monte Belo do Sul, mostrou e comercializou suas folhosas hidropônicas; e Kraz Borges, de Torres, ofertou bananas.

Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesar Longo, a Associação percebeu no setor primário um desejo muito grande de se qualificar e de produzir em maior escala. "Isto é bom para o varejo, bom para o produtor e, sobretudo, para o consumidor final, que terá produtos de maior qualidade a um preço mais acessível. Queremos uma relação de fidelidade entre os produtores rurais e as empresas varejistas, para que a agricultura familiar gaúcha consiga escoar toda a sua produção e permaneça investindo em melhorias e crescendo", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário