sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Governo busca convênio com IBGE para mapear vegetação no Estado 28/10/2016 14:12



O Estado de Mato Grosso deverá concluir seu primeiro 'Mapa de vegetação pretérita' em parceira com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já foram realizados levantamentos de campo em torno de 60% da área do Estado. Atualmente, os ambientes de Cerrado encontram-se em fase de conclusão. Na Floresta Amazônica, os técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento aguardam a oficialização da parceria com o IBGE para dar continuidade ao estudo.
Uma reunião entre técnicos da Seplan e do IBGE foi realizada na quarta-feira (26) para definição de estratégias para oficializar essa parceria e a forma de como o IBGE pretende conduzir os trabalhos de forma conjunta com o Estado. Cabe destacar que os órgãos estaduais de controle ambiental e licenciamentos utilizam como instrumento técnico um mapeamento do tema vegetação, na escala 1 para 1 milhão. O mapa de vegetação pretérita que está sendo construído terá uma escala 1 para 250 mil, ou seja, com maior detalhamento.
Este refinamento nos mapas, devidamente certificados pelo IBGE, refletem em melhorias para ao setor público e privado do Estado, já que permite uma fiscalização precisa no cumprimento da legislação ambiental, e também permite ao produtor explorar áreas que estejam eventualmente classificadas de forma equivocada pelo Estado.
"É um tema novo para o IBGE, nós ainda não fazemos este mapa. Mato Grosso será a área teste para o país. Queremos que qualquer outro Estado que resolva produzir este tipo de informação o faça seguindo os mesmos parâmetros para podermos fazer uma integração. O convênio com o Estado representa ainda uma otimização de recursos, de mão de obra para desenvolver o trabalho", destacou o diretor de Geociências do IBGE, João Bosco de Azevedo.
Segundo a chefe da Unidade de Pesquisa do IBGE Mato Grosso, Millane Chaves, "trata-se de um projeto piloto para o Brasil no tangente a construção de mapas de vegetação primária.  Neste momento está havendo o alinhamento de trâmites legais, vamos começar o trabalho conjunto ainda este ano. Queremos finalizar rapidamente este mapa".
Os levantamentos já realizados foram feitos pelas equipes técnicas da Seplan-MT e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). Todo o trabalho contou com a supervisão e acompanhamento do IBGE no período de 2008 a 2010. 
Com informações da assessoria.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: Só Notícias/arquivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário