segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Couros Bom Retiro ingressa na Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB)

Couros Bom Retiro ingressa na Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB)





Couros Bom Retiro ingressa na Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB)
31/10/16 - 12:29

 
A empresa Couros Bom Retiro - CBR é a mais nova integrante do programa de Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB). Com capacidade para produzir até 10 mil peles por dia em seis plantas no Brasil e uma na Argentina, a indústria passa agora a integrar o programa composto por 173 indicadores em critérios como consumo de água e energia, substâncias restritas, desempenho produtivo, gerenciamento de resíduos e relação com colaboradores. O CSCB é promovido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com o apoio do Brazilian Leather, projeto de estímulo às exportações de couros e peles brasileiras desenvolvido pelo CICB em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Gilmar Harth, diretor da empresa, destaca que um dos diferenciais do CSCB é o método pelo qual foi construído, “feito pela indústria para a indústria”, uma vez que a certificação foi elaborada com a contribuição de curtumes, indústrias de calçados e outras que utilizam o couro como matéria-prima, além de institutos de tecnologia, governos e universidades. “Assim, foram abrangidos os aspectos fundamentais para uma produção sustentável e responsável, fortalecendo desta forma o elo com o cliente”, disse.
O empresário menciona que a sustentabilidade tem sido cada vez mais relevante no mercado mundial do couro, com impacto importante sobre a decisão de importadores. “Clientes internacionais buscam cada vez mais comprar produtos de empresas certificadas. Com o CSCB, esperamos atingir a excelência nos processos e garantir ainda mais ao nosso cliente que nossos produtos são oriundos de uma produção com consciência social, econômica e sustentável”, prevê Harth.
Para chegar à certificação, cada curtume precisa passar por uma etapa de consultoria, em que são trabalhados os 173 indicadores elaborados a partir de uma Comissão de Estudos Especial criada no âmbito da ABNT. A partir daí, a empresa pode solicitar auditoria de um organismo acreditado pelo Inmetro para a cerificação. Há quatro níveis do selo: Bronze (para quem atender até 50% dos indicadores aplicáveis de cada uma das quatro dimensões da certificação), Prata (75%), Ouro (90%) e Diamante (100%).

Agrolink com informações de assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário