domingo, 30 de outubro de 2016

Estiagem coloca vários municípios em situação de emergência em PE

Edição do dia 30/10/2016
30/10/2016 08h40 - Atualizado em 30/10/2016 08h57


Estiagem coloca vários municípios em situação de emergência em PE



Reservatórios estão quase sem água por causa da seca.
Falta de chuva prejudica 1,5 milhão de pessoas no estado.

Paulo Ricardo SobralPetrolina, PE


A seca é um problema no Nordeste. Com pouca chuva no sertão de Pernambuco, muitos reservatórios quase secaram e 125 municípios estão em estado de emergência.
O agricultor Virgílio Rodrigues Da Silva parece não acreditar que todo o investimento que fez foi perdido. No primeiro semestre do ano, ele plantou 2,5 hectares com milho e sorgo nas terras que ficam em Petrolina, no sertão de Pernambuco.
Nenhuma plantação de milho sobreviveu nas áreas não irrigadas do estado. Segundo o Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, cerca de 4,5 mil produtores perderam toda a safra.
Sem chuva, a situação dos açudes e das barragens também é preocupante. O açude de Vira Beiju, um dos maiores da região, está com apenas 3% da capacidade total, de 11,8 milhões de metros cúbicos de água. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima - Apac, esse não é o único reservatório do estado nessa situação. Dos 87 reservatórios de Pernambuco, 47 já entraram em colapso. E 31 ficam no sertão.
Segundo a Defesa Civil de Pernambuco, 1,5 milhão de pessoas sofrem com a seca. Para muitas famílias a única solução é comprar água. O caminhão com oito mil litros custa R$ 150.

A agricultora Gildete Gomes teve que se apertar para conseguir pagar esse valor e encher as cisternas da propriedade. A água será usada para o trabalho doméstico e para dar de beber para os animais.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC, em Cachoeira Paulista, São Paulo, alerta que não deve chover de forma significativa até o fim do ano no semiárido do Nordeste. Esse é o período de estiagem na região. Ainda não há previsão climática para época chuvosa, que só começa em janeiro, fevereiro.


tópicos:
  • Economia
    • Para acessar o video clique no link abaixo.
      http://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2016/10/estiagem-coloca-varios-municipios-em-situacao-de-emergencia-em-pe.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário