quinta-feira, 27 de julho de 2017

Pesquisa sobre comportamento de bovinos de corte em ILPF recebe prêmio da SBZ


Bovino de corte

Pesquisa sobre comportamento de bovinos de corte em ILPF recebe prêmio da SBZ


Homenagem é atribuída ao melhor trabalho apresentado na forma "oral" ou "pôster" na Reunião da SBZ do ano anterior
Por:  
Publicado em 27/07/2017 às 12:05h.
O pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Bruno Pedreira recebeu na noite da última terça-feira, dia 25, durante a abertura da 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ), em Foz do Iguaçu (PR), o prêmio Ismar Leal Barreto. A homenagem é atribuída ao melhor trabalho apresentado na forma "oral" ou "pôster" na Reunião da SBZ do ano anterior.
Pedreira foi indicado pelo trabalho “Steers behavior and microclimate under integrated systems”, em português, “Comportamento de novilhos e microclima em sistemas integrados”. A pesquisa monitorou o comportamento de animais machos da raça nelore em diferentes configurações de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Um dos resultados obtidos mostrou que os indivíduos em sistemas com árvores passaram 90% do tempo de ruminação e 76% do período de ócio na sombra.
Além do pesquisador, o autor principal, assinam a publicação Leandro Domiciano, Mircéia Mombach, Perivaldo De Carvalho, Nágela da Silva, Priscilla Pereira, Hemython do Nascimento, Gabriel Pedroso, Luciano Cabral e Dalton Pereira.
“É o reconhecimento de um trabalho feito a muitas mãos, o qual gostaria de dividir com todos os colegas da Embrapa Agrossilvipastoril e da UFMT, em especial aos alunos que aqui desenvolveram seus trabalhos”, afirmou Pedreira.
O resumo premiado traz resultados do primeiro ano de avaliação da pecuária de corte em um experimento multidisciplinar de ILPF instalado na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT). Nesse experimento, mais de 20 pesquisadores desenvolvem suas pesquisas, com olhar para diferentes aspectos do sistema produtivo, como sanidade animal e vegetal, manejo de pragas e doenças, estudos agronômicos, florestais e zootécnicos, agrometeorologia, manejo de solo, emissão de gases de efeito estufa, economia, entre outros.
As iniciativas de pesquisa têm financiamento de fontes como CNPq, Fapemat, Embrapa e Rede de Fomento ILPF e ainda contam com uma parceria com o setor produtivo por meio da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Criadores do Norte do Mato Grosso (Acrinorte).
“Compartilho esse prêmio também com os pecuaristas da Acrimat e Acrinorte que desde o início acreditaram no projeto que hoje é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Zootecnia. Isso significam avanços para a pecuária de Mato Grosso”, destaca Bruno Pedreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário