segunda-feira, 31 de julho de 2017

Tecnologias de irrigação impulsionam produtividade na agricultura



Aquecido, mercado de irrigação brasileiro entrega inovações tecnológicas que facilitam o manejo no campo, a qualidade e produtividade da agricultura nacional



O Brasil está entre os dez países com maior área irrigada no planeta, resultado da expansão da agricultura tecnificada para estas regiões nas últimas décadas, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA). Em um estudo divulgado pela Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a área agrícola irrigada no Brasil teve um aumento de 4% em 2016, com 5,623 milhões de hectares, em relação à 2015. Segundo o levantamento, o incremento de 218,5 mil hectares de área irrigada no país se deu basicamente pelo crescimento no uso de equipamentos pivôs centrais nas lavouras.
Uma pesquisa desenvolvida pelos professores Gerd Sparovek e Durval Dourado Neto, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, em parceria com o Ministério da Integração Nacional (MI), intitulada “Análise Territorial no Brasil para o Desenvolvimento da Agricultura Irrigada”, também aponta que o Brasil tem um grande potencial para expandir ainda mais a irrigação na agricultura, podendo chegar a 61 milhões de hectares de terras irrigadas, o equivalente a 10 vezes da área atual.
MERCADO SEGUE AQUECIDO
Dentro deste panorama promissor, para alavancar ainda mais os negócios neste segmento no país, bem como promover networking e troca de conhecimentos, será realizada a I Feira Internacional da Irrigação Brasil 2017 (FIIB 2017), de 1 a 3 de agosto, no Expo Dom Pedro, em Campinas (SP) – evento que reunirá o maior número de empresas de irrigação do país. A feira é gratuita e aberta ao público (maiores de 18 anos), com estimativa de mais de 3 mil visitantes, durante os três dias de evento.
No local, os visitantes poderão conhecer as mais recentes novidades tecnológicas e tendências deste mercado, por meio de palestras, exposição técnica (serviços e equipamentos), além de minicursos. “Nosso objetivo com este evento não se resume apenas em promover o setor nacionalmente, mas também divulgar e difundir o tema para a sociedade em geral, demonstrando a importância que a irrigação tem em seu dia a dia, com impacto direto nos preços repassados para os produtos, como o caso do feijão recentemente), por exemplo, sendo imprescindível ainda para o cultivo de várias culturas, como a da batata, do arroz e das hortaliças”, explica Denizart Vidigal, coordenador da FIIB.
Segundo ele, “a irrigação no Brasil tem crescido de forma constante nos últimos anos, por meio de novas tecnologias, novos fabricantes e principalmente graças à alta demanda a campo, fatores que vem fazendo o mercado ficar cada vez mais aquecido”, garante Vidigal.
As inscrições poderão ser feitas antecipadamente pelo site www.fiib.com.br ou realizadas também diretamente no local durante o evento.

Data de Publicação: 31/07/2017 às 07:40hs
Fonte: MyPress & Co.

Nenhum comentário:

Postar um comentário