segunda-feira, 31 de julho de 2017

Sistema Famato busca soluções criativas para o campo


Campo

Sistema Famato busca soluções criativas para o campo


Inscrições são gratuitas e vão até o dia 27 de agosto
Se você é um produtor rural que adota algum processo criativo para produzir ou criou alguma forma diferenciada na fazenda para melhorar sua produção, pode participar da 3ª edição do Prêmio Sistema Famato em Campo. Serão reconhecidas fazendas que adotam alguma ideia inovadora. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 27 de agosto e podem ser feitas pelo site www.sistemafamato.org.br.
Os objetivos do prêmio são reconhecer propriedades referência em Mato Grosso, compartilhar experiências, divulgar e reconhecer ideias de sucesso. A iniciativa é realizada há três anos pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e Sindicatos Rurais. 
“Vamos reconhecer a importância dos produtores que desenvolveram soluções criativas, ampliando a produtividade e a eficiência na propriedade. Muitos costumam desenvolver diversas soluções, usando apenas seus próprios conhecimentos e experiência no campo, com isso vamos disseminar essas ideias, possibilitando que outros produtores adotem técnicas semelhantes”, explica o diretor de Relações Institucionais da Famato José Luiz Fidelis.
O tema da 3ª edição foi escolhido pelo Sistema Famato para mostrar que a inovação não é somente investir em equipamentos de alta tecnologia e de última geração, mas que podem ser pequenas invenções dentro das propriedades, criadas ou adaptadas, pelo próprio produtor, como por exemplo, o produtor que criou um processo de aquecimento de água usando garrafas pet.
Diante das exigências do mercado tecnológico, o Sistema Famato incentiva os produtores rurais a utilizarem estratégias eficientes e vantajosas para produção. Segundo Fidelis, os produtores rurais de Mato Grosso estão cada dia mais adotando inovações tecnológicas geradas ou adaptadas em suas propriedades para que a produção seja ainda mais sustentável. “Tarefas simples como formas de organização do fluxo de caixa, planejamento de safras, programa de suplementação para o rebanho, por exemplo, também são consideradas ações inovadoras”, esclareceu.
O engenheiro agrônomo e produtor rural Ricardo Arioli deu um exemplo simples de solução criativa que deu certo e que atualmente é utilizado por grandes empresas de equipamentos agrícolas. “Antigamente, quando comprávamos plantadeira, a linha era uma ao lado da outra e com o mesmo comprimento de 50 centímetros. No plantio direto na palha, como a linha era de 50 centímetros o disco não rodava como deveria e a palha era acumulada na frente da máquina. Isso gerava problemas, o plantio ficava falhado, a semente que deveria cair na terra caia na palha. Um produtor rural de Mato Grosso teve a ideia de esticar uma outra linha de 100 centímetros para corrigir o problema. É um exemplo simples, mas que inovou o mercado, pois praticamente todas as plantadeiras agora possuem linhas de comprimentos diferentes”, exemplificou Arioli.
Os 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso terão um papel importante na identificação desses produtores rurais e de suas invenções. Eles poderão indicar os produtores para se inscreverem no concurso. As duas propriedades vencedoras serão premiadas com uma Missão Técnica promovida pelo Sistema Famato e os sindicatos responsáveis pela indicação também serão contemplados com a participação na mesma missão. Para isso, o sindicato deve ser citado pelo produtor rural no ato da inscrição no site da Famato.
INSCRIÇÕES – Os produtores rurais que quiserem participar podem preencher o formulário de inscrição gratuitamente neste endereço: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf5n0w52qXxjqjV7MLV0m2EXQCXrUQTf9Am9T2zcfv6Ri4HHA/viewform. O preenchimento do formulário online deve ser feito de forma delatória, já que os dados deverão ser comprovados e validados por meio de documentos. 
REGULAMENTO – As regras gerais do Prêmio Sistema Famato em Campo estão disponíveis aqui: http://www.sistemafamato.org.br/portal/arquivos/17072017040159.pdf
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário