quinta-feira, 28 de junho de 2018

BNDES tenta adiar para 2019 devolução de R$ 70 bi para governo, dizem fontes



Publicado em 28/06/2018 15:28



Por Rodrigo Viga Gaier
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está negociando com o Ministério da Fazenda a possibilidade de postergar para 2019 a devolução de 70 bilhões de reais referentes ao pagamento de repasses do Tesouro recebidos pelo banco durante os governos do PT, segundo duas fontes próximas às discussões.
Uma reunião entre a cúpula do banco e representantes da Fazenda, liderados pelo ministro Eduardo Guardia, deve ocorrer nos próximos dias. "Não tem data para o encontro, mas vamos discutir a necessidade de devolver esse ano", disse uma das fontes, que pediu anonimato.
O BNDES devolveu este ano 30 bilhões de reais em março ao Tesouro, e a diretoria do banco de fomento aprovou recentemente o repasse de mais 30 bilhões, em um total comprometido para o ano de 130 bilhões de reais.
As outras duas parcelas a serem devolvidas, de 40 bilhões e 30 bilhões de reais, estão inicialmente programadas para ocorrer no segundo semestre, mas a possibilidade de isso ser empurrado para 2019 está em pauta, afirmaram as fontes.
O adiamento das duas parcelas para 2019 deve ajudar o banco a planejar caixa, origem de recursos e captações para médio prazo, uma vez que para o curto prazo não há problemas para os desembolsos diante das baixas atividade econômica e demanda por recursos.
Procurado, o BNDES afirmou que "as projeções atuais indicam a possibilidade de devolução ao Tesouro Nacional de 130 bilhões de reais em 2018, com o atendimento integral da previsão de desembolsos e com a plena observância dos limites prudenciais. A devolução de 70 bilhões de reais no segundo semestre consta da programação financeira do ano".
Segundo as fontes, o saldo devedor do BNDES com o Tesouro soma cerca de 250 bilhões de reais e o cronograma de devolução para os próximos anos já está em negociação. "Está se discutindo essa devolução e não há valores e prazos já definidos", disse a primeira fonte. Ao longo dos governos do PT, o BNDES foi irrigado com cerca de 500 bilhões de reais em recursos do Tesouro.
O BNDES busca o adiamento da devolução em meio à valorização do dólar ante o real, o que estaria gerando resultados positivos para o Banco Central, ajudando o governo a cumprir a chamada regra de ouro neste ano, disse a primeira fonte. A regra impede o governo de emitir dívida para pagar gastos correntes, como salários e despesas da máquina pública.
A última parcela aprovada pela diretoria do banco, de 30 bilhões de reais, deve ser repassada ao governo a partir desta quinta-feira, afirmou uma terceira fonte.
No final de maio, o presidente Michel Temer afirmou que o BNDES anteciparia o cronograma de pagamentos de 100 bilhões de reais ao Tesouro.
Na época, o Tesouro havia informado que a insuficiência de recursos para o cumprimento da regra de ouro este ano chegava a 181,9 bilhões de reais e que os pagamentos antecipados do BNDES estavam incluídos no cálculo para cobrir o buraco.
Para 2019, o Tesouro calculou no final de maio uma insuficiência de 260,2 bilhões de reais para o cumprimento da regra de ouro. Para 2020 e 2021, projetou uma insuficiência de 307,3 bilhões de reais e 228,4 bilhões de reais, respectivamente.
"De fato, o resultado do Bacen permitiria não pagar mais nada esse ano. Tem que ver se há espaço para isso nas contas da Fazenda", disse a segunda fonte.
Dentro do Ministério da Fazenda, a posição ainda é de que o BNDES vai fazer a antecipação total do pagamento de 130 bilhões de reais ao Tesouro neste ano, segundo informou uma fonte da pasta com conhecimentos sobre o assunto.
"Estamos acreditando que eles vão respeitar o que soltaram à imprensa em maio", acrescentou a fonte do ministério.
Os resultados positivos do BC podem ser usados para fazer pagamentos da dívida pública, explicou a fonte da Fazenda, o que acaba ajudando no cumprimento da regra de ouro.
Em abril, o dólar acumulou alta de 6,16 por cento sobre o real e, em maio, foram mais 6,66 por cento de valorização, o que levou o BC e o Tesouro a atuarem em conjunto para tentar trazer mais equilíbrio aos mercados financeiros. Desde fevereiro o dólar vem ganhando terreno frente ao real e, de lá até o final de maio, o salto foi de 17,59 por cento. E, em junho até a véspera, a alta acumulada estava em 3,72 por cento. Atualmente, as reservas internacionais do BC estão em torno de 380 bilhões de dólares.
(Com reportagem adicional de Patricia Duarte, em São Paulo)
Tags:
 
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário