sexta-feira, 29 de junho de 2018

Genes que auxiliam sorgo na seca ajudarão outras culturas

SOLUÇÃO

Genes que auxiliam sorgo na seca ajudarão outras culturas


Os pesquisadores analisam o que acontece dentro da planta desde a semeadura até a floração
Por:  -Leonardo Gottems 
Publicado em 29/06/2018 às 09:24h.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia estão desenvolvendo um estudo a fim de identificar os genes que auxiliam o sorgo a sobreviver em épocas de seca para poder utilizá-los em outras culturas como milho, trigo, arroz e cevada. A pesquisa já dura cinco anos e é financiada pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos. 
Os especialistas afirmam que o sorgo é o quinto cereal mais cultivado do mundo, fornecendo alimento para aproximadamente 500 milhões de pessoas anualmente. De acordo com Jeff Dahlberg, pesquisador da Divisão de Agricultura e Recursos Naturais da Universidade da Califórnia, o sorgo é a chave para fazer com que todos os tipos de cultura consigam iniciar um processo de resistência à seca.
"Vamos precisar de culturas que tenham melhor tolerância à seca no futuro. Eu imagino usar o sorgo como modelo para fazer descobertas de genes para genes da seca e, em seguida, ver se podemos incorporá-los a outras culturas de cereais. É uma cultura extremamente tolerante à seca e me interessei em aprender mais sobre isso", comenta. 
A metodologia do estudo é analisar o que acontece dentro da planta, desde sua semeadura até a floração, comparando o desempenho das comunidades de genes quando expostas a condições normais e de seca. Algumas questões sobre esses aspectos já estão começando a ser respondidas e poderão ser aplicadas em outras plantas no futuro. 
"Pudemos realmente ver como essas comunidades responderam às pressões. Acreditamos que essas comunidades não estão apenas respondendo ao que está acontecendo no solo, mas estão de alguma forma interagindo com o sorgo, ajudando-o a passar por esses períodos de seca através de vários mecanismos que realmente não entendemos ainda”, finaliza Dahlberg. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário