sexta-feira, 29 de junho de 2018

Genética Aditiva coloca 16 novos touros em cinco centrais



Animais da safra 2016 foram contratados pela CRV Lagoa, ABS Pecplan, Semex, Alta Genetics e Sires



Representantes das principais centrais de coleta do País estiveram neste mês na Fazenda Canaã, propriedade da Genética Aditiva, em Terenos (MS), com o objetivo de escolher novos reprodutores para integrar as suas baterias. Como resultado, 16 touros foram contratados pela CRV Lagoa, ABS Pecplan, Semex, Alta Genetics e Sires, que logo entrarão em coleta, oferecendo ao mercado de todo o País a genética de qualidade da empresa, que trabalha na seleção de Nelore há mais de 30 anos.
Cynthia Vieira, gerente comercial da Genética Aditiva, acompanhou a apartação dos animais e comemorou as contratações. "Foi uma difícil escolha para as centrais, o que mostra que a qualidade da nossa safra aumenta a cada ano", afirma.
Todos os touros selecionados são precoces e entraram em puberdade entre 11,27 e 15 meses de idade. E três deles – REM Futuro FIV (Caballero x Vokolo), REM F22 FIV (Armador x Backup) e REM Fantástico (Vokolo x Sagres) são candidatos ao Programa de Reprodução Programada (RP) da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores – ANCP, Teste de Progênie de Touros Jovens que tem como objetivo disseminar o sêmen de machos jovens geneticamente superiores e com biótipo interessante para o maior número de rebanhos possível. Atualmente, a Genética Aditiva contabiliza mais de 40 touros em centrais.
REM Framework, filho do Cordel, e REM Full Speed, filho do Vokolo, foram os animais selecionados pela Sires. Já a ABS Pecplan escolheu três touros para o seu plantel: REM Falcon FIV, filho do Caballero, REM Figurão, filho do Caldonegro - número 1 absoluto do Sumário do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da ABCZ no ranking 2018/1 e o primeiro a conquistar a marca histórica com a liderança dupla nos sumários PMGZ e ANCP - e REM Fabuloso, filho do Armador e neto do Torixoréu, considerado um dos divisores de água no melhoramento genético brasileiro. “Estamos levando três opções de linhagem, que vão ingressar na central de imediato. Com certeza, esses animais têm muito a contribuir para a pecuária, principalmente na questão da fertilidade. São precoces, identificados entre 14 e 16 meses, superiores para desempenho em ganho de peso, tanto à desmama quanto ao sobreano, e em acabamento de carcaça. Fiquei muito feliz com a escolha”, fala Gustavo Morales, gerente de produto Corte Zebu da empresa.
A contratação faz parte de um trabalho de parceria iniciado pela ABS com a Genética Aditiva há três anos. “Nos últimos dois sumários, tivemos a felicidade de ter com a gente o Caldonegro, líder dos principais sumários da raça. Continuamos vindo aqui em busca de animais melhoradores e não foi fácil escolher no meio de tanta qualidade”, ressalta Gustavo.
A Semex reforçou a sua bateria com dois novos touros: REM F18, filho do Caballero, e REM Fiat, do Allon. “Levamos em consideração vários fatores, como a avaliação genética. Os dois são DEPs genômicas, são filhos de mães superprecoces, são elite nas avaliações intrarrebanho na Genética Aditiva, enfim, ficamos bastante satisfeitos com a seleção dos animais”, conta Antônio Carlos Sciamarelli Júnior, gerente de Produto de Corte da Semex.
Três animas foram escolhidos para coleta pela CRV Lagoa: Rem Fox e REM Fuzil, filhos do Caballero, e Rem Fantástico, filho do Vokolo. “Estes touros impressionam muito não só pela avaliação genética, mas também pela harmonia de carcaça e funcionalidade. São animais de muito bons aprumos, ossatura, conjunto de carcaça bem harmônico, e que vêm ao encontro do que a gente está procurando”, ressalta Caio Tristão, gerente de Produto Corte Zebu da CRV.
Por sua vez, a Alta Genetics selecionou seis animais para integrar o seu catálogo: REM Formoso, REM Fuzileiro e REM F22 FIV, filhos do Armador e netos do Torixoréu; REM Futuro FIV e REM Fort, filhos do Caballero; e REM Fuscão, filho do Vokolo. Rafael Oliveira, Gerente de Produto Corte Zebu da Alta, disse ter ficado impressionado com a qualidade da safra 2016. “Trabalho há oito anos com touros da Genética Aditiva e, a cada ano que passa, a qualidade aumenta muito em racial, estrutura, em avaliações genéticas consistentes. Selecionamos seis touros nesse ano, todos com muita qualidade, força genética, precocidade sexual, que é o que a gente sempre busca para oferecer aos nossos clientes”, afirma. “E quem vier ao Mega Leilão da Genética Aditiva, vai poder levar essa qualidade fantástica. Tenho certeza de que os clientes que buscarem essa genética ficarão muito satisfeitos”, informa.
Realizado anualmente, o Leilão Genética Aditiva e Convidados será realizado no dia 4 de agosto, na Terra Nova Eventos, em Campo Grande (MS), e terá a oferta de 355 touros avaliados Top 0,1% a 5%. “Vai ser uma grande oferta, com muitas opções para os compradores de rebanho PO e comercial. A partir desse ano, todos os animais dos leilões terão registro definitivo pela ABCZ”, anuncia Cynthia Vieira.
O diretor da Genética Aditiva, Eduardo Coelho, também informou estar muito satisfeito com a relação com as Centrais e com o profissionalismo das mesmas.


Data de Publicação: 29/06/2018 às 08:20hs
Fonte: Grupo Publique



Nenhum comentário:

Postar um comentário