terça-feira, 31 de julho de 2018

Sem definição no NAFTA, México quer importar 1 mi t de milho da Argentina



Publicado em 31/07/2018 16:23



O México, que é o maior comprador estrangeiro de milho dos Estados Unidos, quer receber 1 milhão de toneladas do grão proveniente da Argentina diante do prolongamento daas negociações a respeito do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA). Alejandro Salido, diretor da Aserca, a agência de comércio agrícola do Governo mexicano, disse na segunda (30) que um milhão de toneladas seria um bom começo, de forma que só se necessitaria que os compradores e vendedores se colocassem de acordo.
Os políticos mexicanos, incluindo o secretário de Agricultura, Baltazar Hinojosa Ochoa, se reuniram com o Governo argentino e integrantes da indústria em Buenos Aires na semana passada, dentro da reunião de ministros de Agricultura do G20. O México quer diversificar suas fontes de milho, trigo e soja diante dos transtornos do NAFTA.
Grupos agrícolas norte-americanos e companhias comerciais criticaram o governo de Trump após a China colocar taxas de represália sobre a soja dos Estados Unidos, de forma que as negociações do NAFTA estão estancadas.
O México importa cerca de 14 milhões de toneladas de milho por ano, principalmente dos Estados Unidos. O país ainda quer até 500.000 toneladas de trigo argentino para substituir a falta de recebimento por parte dos Estados Unidos.
Tradução: Izadora Pimenta
Fonte: Perfil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário