segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Vórtice ciclônico ainda bloqueia chuvas no Nordeste e Sul; condição deve mudar na virada de ano



Publicado em 30/12/2019 11:39 e atualizado em 30/12/2019 16:39


Melhor distribuição das chuvas por todo o Brasil deve ser observada somente a partir do dia 7 de janeiro. Temperaturas seguem elevadas e tendem a ceder somente com a chegada de melhores precipitações.

Andrea Ramos - Meteorologista do Inmet

Podcast

Entrevista com Andrea Ramos - Meteorologista do Inmet sobre a Previsão do Tempo
Download
LOGO nalogo
As condições climáticas para este final de ano continuam chamando a atenção dos produtores rurais, já que as chuvas irregulares em algumas regiões do país continuam persistindo.  Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, chama a atenção para a região nordeste, sul e partes do sudeste, que não receberam chuvas significativas nos últimos dias. No quadro abaixo, é possível verificar a precipitação acumulada nos últimos 3 dias.
acumulado 3 ultimos dias
No quadro abaixo, a precipitação acumulada das últimas 24 horas:
acumulado 1 dia
As chuvas escassas nessas regiões estão ocorrendo devido ao efeito de um vórtice ciclônico, que está criando um bloqueio atmosférico:
imagem satelite
Essa condição deve se modificar ao longo das próximas horas, já que o vórtice irá se deslocar para a região sudeste do país. Isso criará condições de chuvas para o início de 2020 para os estados do Rio Grande Sul, Santa Catarina e Paraná, conforme mostra a animação abaixo:
clima 93 horas
Essa condição climática tem elevado as temperaturas das regiões afetadas e o Inmet publicou um alerta sobre a onda de calor no sul do país:
alerta
Abaixo o mapa demonstra as temperaturas máximas verificadas para o dia 30 de dezembro, com algumas localidades beirando os 40ºC:
maximas 1
E abaixo, o mapa demonstra as temperatuas máximas para as próximas 24 horas:
maximas 2
Abaixo um vídeo enviado pelas redes mostra o registro de chuvas no Tocantins, estado que também é afetado pelo bloqueio atmosférico:

Por: Carla Mendes e Ericson Cunha
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário