terça-feira, 31 de dezembro de 2019

EUA vão enviar fuzileiros navais para embaixada no Iraque; Trump culpa Irã por ataque



Publicado em 31/12/2019 20:20


WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, culpou o Irã nesta terça-feira por "orquestrar" um ataque à embaixada dos EUA em Bagdá e disse que responsabilizaria Teerã, enquanto autoridades disseram que mais fuzileiros navais devem ser enviados à missão.
"O Irã matou um empreiteiro americano, ferindo muitos. Nós respondemos fortemente, e sempre o faremos. Agora o Irã está orquestrando um ataque à Embaixada dos EUA no Iraque. Eles serão totalmente responsabilizados. Além disso, esperamos que o Iraque use suas forças para proteger a Embaixada", disse Trump no Twitter.
"Para aquelas milhões de pessoas no Iraque que querem liberdade e que não querem ser dominados e controlados pelo Irã, este é o seu momento!", escreveu Trump em outro comentário no Twitter.
Autoridades dos EUA, falando sob condição de anonimato, disseram à Reuters que um pequeno número de fuzileiros navais adicionais deve ir à embaixada dos EUA em Bagdá.
Um funcionário disse que eles deveriam ser cerca de dezenas e estariam lá temporariamente.
Outro funcionário disse que dois helicópteros Apache realizaram uma "demonstração de força" sobre a embaixada.
O Departamento de Estado dos EUA e a Casa Branca não responderam imediatamente a um pedido de comentário sobre se o embaixador norte-americano e outros funcionários foram retirados do complexo da embaixada na capital iraquiana.
Autoridades iraquianas disseram que o embaixador e outras equipes foram retiradas da embaixada para sua segurança nesta terça-feira, quando milhares de manifestantes e milicianos lotaram os portões furiosos com ataques aéreos dos EUA no Iraque.

EUA não tem planos de esvaziar embaixada em Bagdá e enviará mais tropas ao local

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos não têm planos de esvaziar sua embaixada em Bagdá e forças adicionais estão sendo enviadas depois de violentos protestos no lado de fora do local por manifestantes e soldados da milícia irritados por ataques aéreos americanos, disseram autoridades dos EUA nesta terça-feira.
O presidente norte-americano, Donald Trump, culpou o Irã por "orquestrar" o ataque à embaixada dos EUA em Bagdá e disse que responsabilizaria Teerã.
"Funcionários norte-americanos estão seguros e não houve violação. Não há planos de evacuar a embaixada em Bagdá", disse um porta-voz do Departamento de Estado.
O porta-voz acrescentou que o embaixador norte-americano no Iraque, Matt Tueller, estava em uma viagem pessoal previamente marcada e que estava retornando à embaixada.
Mais cedo nesta terça-feira, oficiais iraquianos disseram que o embaixador e outros funcionários estavam sendo retirados da embaixada por questões de segurança.
O secretário da Defesa dos EUA, Mark Esper, afirmou que forças adicionais estavam sendo enviadas à embaixada.
Tags:
 
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário