sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Realidades da Safra - SOJA - Entrevista com Luis Henrique Kasuya - Consultor Agronômico



Publicado em 27/12/2019 10:54 e atualizado em 27/12/2019 11:55

Realidades da Safra - SOJA - Entrevista com Luis Henrique Kasuya - Consultor Agronômico

Luis Henrique Kasuya - Consultor Agronômico

Podcast

Realidades da Safra - SOJA - Entrevista com Luis Henrique Kasuya - Consultor Agronômico
Download
LOGO nalogo
Os sojicultores do oeste da Bahia aguardam ansiosos pelas chuvas regulares que devem cair sobre a região no começo de 2020. De acordo com Luis Henrique Kasuya, consultor agronômico de Luís Eduardo Magalhães, a situação das lavouras de soja é preocupante, mas a chegada das precipitações com volumes melhores e bem distribuídas pode melhorar o cenário.
"Entendemos que devemos já ter um potencial de produção baixo, mas que com a regularização das chuvas vamos conduzir as lavouras corretamente para minimizar as perdas".
"Se regularizar as chuvas a partir do início do ano, principalmente para soja no vegetativo, dá tempo de recuperar. O conselho é manter calma no momento, conduzir alavoura até a normalização da chuva, e daí fazer todos os tratos sanitários exigidos".
Segundo ele, no oeste do estado há plantados hoje 1,6mi de hectares de soja, 300 mil hectares de algodão e 140 mil hectares de milho, além de outras culturas, totalizando 2,2mi de hectares. De forma geral, Kasuya explica que as lavouras de soja estão um mês atrasadas em relação à safras anteriores.
A soja irrigada começou a ser plantada em outubro, recebeou pouquissima chuva e tem temperaturas muito altas, eo que deve causar produtividade abaixo do que foi na safra passada, de 65 a 70 sacas por hectare para 50 sacas ou menos.
No sequeiro, há variação muito grande entre regiões que receberam algum volume de chuva e outras que quase não tiveram precipitações. Onde choveu, o produtor plantou, mas houve replantio, e em algumas áreas, a semente nem germinou, de acordo com o consultor. Ao mesmo tempo, algumas lavouras que viram a chuva cair, a soja está em fase vegetativa, iniciando a floração.
"O sequeiro é 95% da área de soja na região, teve produtor com replantio de duas a três vezes. Além do clima irregular, tivemos sementes de baixa qualidade, baixo vigor. Isso, aliado ao clima, eleva a taxa de replantio", afirma. 
Por causa do atraso na chegada das chuvas, a janela de plantio da soja foi estendida até 20 de janeiro no oeste da Bahia, mas quanto mais tarde for a semeadura, a quantidade de luz vai diminuindo, assim como o potencial produtivo. 

Por: Aleksander Horta e Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário