terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Atividade manufatureira da China cresce com demanda após alívio em disputa tarifária



Publicado em 31/12/2019 20:23


PEQUIM (Reuters) - A atividade manufatureira na China expandiu-se pelo segundo mês consecutivo em dezembro, com a demanda sazonal e sinais de progresso nas negociações comerciais com Washington aumentando a produção e as encomendas das fábricas.
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) oficial da China permaneceu inalterado em 50,2 em dezembro ante novembro, informou o escritório nacional de estatísticas do país nesta terça-feira. O dado veio um pouco acima do 50,1 esperado em uma pesquisa da Reuters com analistas.
O número também permaneceu acima da marca de 50 pontos, que separa crescimento mensal da contração.
As leituras melhores que o esperado sugeriram alguma recuperação na segunda maior economia do mundo este mês. A produção subiu no ritmo mais rápido em mais de um ano, enquanto o crescimento do total de novos pedidos foi apenas um pouco menor do que uma recente máxima alcançada no mês passado.
Embora os indicadores positivos mostrem que a economia termina em 2019 em uma base mais firme do que o inicialmente esperado, há preocupações mais profundas de que esse impulso possa não continuar no próximo ano.
"A força ampliada no PMI oficial de manufatura certamente parece positiva para os mercados, mas acreditamos que isso pode não ser sustentável e a economia ainda não chegou ao fundo do poço", disseram analistas do Nomura em nota após os dados.

Ainda assim, a estabilidade observada recentemente levou o Nomura a revisar suas previsões de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o quarto trimestre a 6,0%, de 5,8% antes.

Minério de ferro na China fecha 2019 com maior ganho anual em três anos

MANILA (Reuters) - Os futuros de minério de ferro negociados na bolsa chinesa de Dalian subiram na terça-feira para encerrar 2019 com um aumento de quase 141% em relação ao ano passado, superando outras commodities, devido a interrupções no fornecimento e à demanda ainda saudável da China pela matéria-prima siderúrgica.
O contrato de referência de minério de ferro da bolsa de Dalian, com vencimento em maio de 2020, encerrou a sessão em alta de 0,5%, para 648,50 iuanes (93,03 dólares) por tonelada, em meio a altas nos futuros de aço e nos preços spot de minério de ferro.
Na bolsa de Cingapura, o contrato de minério de ferro do mês de janeiro subiu 1,2%, para 91,25 dólares.
Os preços para cargas de minério de ferro no mercado à vista para entrega na China atingiram 93 dólares por tonelada na segunda-feira, segundo a consultoria SteelHome.
O preço spot de referência subiu 28% em relação ao nível de final de 2018, atingindo um pico de 126,50 dólares a tonelada em 3 de julho, de acordo com dados da SteelHome.
Isso ocorreu após o desastre da barragem de rejeitos da mineradora Vale em janeiro e subsequentes fechamentos de minas no Brasil para verificações de segurança e problemas operacionais que atingiram as mineradoras australianas no início deste ano.
Tags:
 
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário