segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

O tempo na virada: mudança de ano e também de padrão



Publicado em 30/12/2019 16:11 e atualizado em 30/12/2019 17:14


Nestes últimos dias de 2019 o Brasil está sob influência da atuação de um bloqueio atmosférico proporcionado pelo deslocamento da Alta Subtropical do Atlântico Sul em direção a América do Sul, o que vem impedindo o avanço de sistemas transientes pelo Sul do Brasil. Esse padrão atmosférico está sendo determinado pela variação do índice da Oscilação Antártica, que por volta do dia 20 de dezembro passou a ter uma tendência positiva, representando o deslocamento para sul do cinturão de baixas e altas pressões devido a intensificação do vórtice polar.
Para os próximo dias as simulações apontam para um tendência negativa, favorecendo a desintensificação do bloqueio o que facilita o avanço de sistemas frontais e de massas de ar mais seco e frias. Assim, a partir do dia 01 de janeiro há a previsão de um frente fria se deslocando pela Região Sul, que contribui para o alívio do calor e para o retorno, nos dias seguintes, das chuvas volumosas no Brasil Central.

Réveillon na Região Sul
O último dia do ano será de predomínio de sol e muito calor em toda a Região Sul. Destaque para o estado do Rio Grande do Sul, onde as máxima se mantém próximas dos 40°C em várias localidades e o escoamento de norte se torna bastante intenso, o que pode provocar rajadas de vento entre 60 e 70 km/h na região Central.
A partir do meio da tarde, um sistema frontal que atua no Uruguai, consegue avançar e as pancadas isoladas de forte intensidade ocorrem no Oeste, Campanha, Sul e Centro. Entre o fim da tarde e a noite, temporais atingem a região metropolitana de Porto Alegre e pancadas isoladas ocorrem no nordeste do estado. No momento da virada, há possibilidade de chuva para toda a metade norte, sendo isoladas no norte e noroeste e, na forma de temporais, na serra e litoral norte.
Para os estados do Paraná e de Santa Catarina, o dia 31 será de tempo firme, ensolarado e bastante quente, com máximas em torno do 35°C. Em Florianópolis, as temperaturas chegam aos 31°C e em Curitiba os 30°C. A presença de um cavado, traz potencial para pancadas isoladas de forte intensidade a partir do meio da tarde em todas as regiões desses estados. No momento da virada temporais podem atingir o sul catarinense e nas horas seguintes podem ocorrer em Florianópolis. Em Curitiba, bastante nebulosidade e chance para chuva fraca.
Réveillon na Região Sudeste
Em toda Região o último dia do ano será ensolarado e com sensação de calor ao longo do dia. Máxima de 31°C em São Paulo, de 33°C no Rio de Janeiro, de 32°C em Belo Horizonte e de 29°C em Vitória. Entre o meio da tarde e o início da noite, há a possibilidade de pancadas isoladas e de curta duração no centro-oeste e norte paulista, no sul e leste de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. No momento da virada as temperaturas ficam mais amenas e não há previsão de chuva em nenhuma localidade do Sudeste, apenas maior nebulosidade no sul e no Triângulo mineiros.
Réveillon na Região Centro-Oeste
No dia 31 o tempo firme predomina e faz bastante calor em toda a Região. Previsão de chuva no início da manhã no norte do Mato Grosso e de Goiás. Na parte da tarde, pancadas isoladas, que podem ocorrer com forte intensidade, ocorrem na metade norte e leste do Mato Grosso e no centro-norte de Goiás. Máximas de 37°C em Cuiabá, de 35°C em Campo Grande, de 33°C em Goiânia e 30°C em Brasília. No momento da virada, há chance de chuva de moderada a forte intensidade no leste do Mato Grosso e no centro-norte de Goiás. No restante da Região, o tempo se mantém firme.
Réveillon na Região Nordeste
O dia 31 começa com chuvas de fraca a moderada intensidade na faixa que vai de São Luís até Fortaleza. No decorrer da manhã, o tempo passa a ficar mais firme. No restante da Região, o sol predomina durante boa parte do dia. A partir da tarde, a circulação dos ventos de leste aumenta e no fim do dia há previsão de chuva de fraca a moderada intensidade em todo o leste da Bahia. Há possibilidade de pancadas isoladas no oeste baiano e no sul do estados do Maranhão e do Piauí.
No momento da virada não há previsão de chuva em nenhuma das capitais do Nordeste. Já na porção central da Região, há risco de temporais localizados, com maior probabilidade para a região de Petrolina, norte da Bahia e centro-sul do Piauí.
Réveillon na Região Norte
Chuvas de morada a forte intensidade ocorrendo de forma isolada no leste do Tocantins, no sudoeste do Pará, no Amazonas e no norte de Rondônia. Em Belém, as chuvas ocorrem de moderada intensidade no início da manhã. A partir do meio da tarde, instabilidades se espalham e há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade em Belém, Manaus, Rio Branco, em Palmas e em Porto Velho. No momento da virada, previsão de chuva fraca na capital paraense e de moderada a forte intensidade em Porto Velho e em Rio Branco.
Tags:
 
Por: Tiago C. Robles
Fonte: tempo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário