segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

China e EUA podem assinar fase um do acordo na próxima semana, dizem agências internacionais



Publicado em 30/12/2019 15:58


China e Estados Unidos deverão assinar a fase um do acordo comercial já na próxima semana, segundo uma declaração de Peter Navarro, assistente para políticas de comércio da Casa Branca. As informações partem de agências internacionais de notícias. 
"Nós, provavelmente, iremos iremos assinlá-lo na próxima semana ou na próxima. Estamos somente esperando pela tradução", disse Navarro à Fox News nesta segunda-feira (30). 
O comentário do assessor do governo norte-americano chegou na sequência de uma notícia trazida pelo site chinês South China Morning Post de que o vice premiê da nação asiática, Liu He, iria liderar uma delegação aos EUA para assinatura da primeira fase do acordo. 
Ainda de acordo com a Fox News, neste acordo consta o consenso da China em comprar US$ 200 bilhões de produtos dos EUA entre manufaturados, energia, agricultura e serviços. 
Em contrapartida, os americanos estariam comprometidos com a redução de tarifas sobre produtos e bens chineses. Ainda assim, o volume de US$ 380 bilhões em produtos chineses ainda serão taxados, com o objetivo de 'forçar' o avanço das negociações. 
De acordo com a fonte ouvida pelo South China Morning Post, He vai aos EUA com sua delegação no próximo sábado, dia 4 de janeiro, e permanece nos EUA até meados da próxima semana. 
"Washington enviou um convite e Pequim o aceitou", disse a fonte. No entanto, nenhum dos dois lados confirmou oficialmente a visita. 
Ainda de acordo com a publicação chinesa, o embaixador da China nos EUA, Ciu Tiankai, afirmou em uma entrevista à uma mídia estatal, no último final de semana, que seu governo irá cumprir com todos os seus compromissos comerciais. 
"Temos total confiança em nossos negociadores. Então deixe as duas equipes fazerem o seu trabalho. E ainda estão sob a orientação dos dois presidentes", disse Tiankai. 
Com informações da Fox News e South China Morning Post 
Tags:
 
Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário